Revendas de motos aderem ao Programa Motociclista Seguro

28/05/2019 10:25
Brayan Martins / PMPA
Dia do motociclista
Iniciativa visa auxiliar na redução da acidentalidade com motociclistas na Capital

Será nesta terça-feira, 28, a solenidade de adesão de revendas de motos ao Programa Motociclista Seguro. O evento acontece às 18h30, no Escritório Boutique do Campus UniRitter, localizado no Shopping Iguatemi, 4º andar, Sala 3. No local, também haverá uma ação educativa pelo trânsito seguro com motos, que permite o acompanhamento virtual de situações de riscos das motos ocorridas na vida real, com o uso de um óculos especial, em campo de visão de 360 graus. Inserido no Programa Vida no Trânsito, o Programa Motociclista Seguro é uma iniciativa da Prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), em parceria com Detran e Secretaria Estadual da Saúde (CES/CEVS), com apoio do Instituto Sobremotos e UniRitter. Participam da solenidade as principais revendas de motos da Capital, além de representantes de órgãos públicos do Município e do Estado.

Adesão - A certificação proposta às revendas e empresas visa auxiliar no trabalho de prevenção e de promoção da segurança no trânsito. A certificação subsidia as empresas para trabalharem conceitos de segurança no trânsito e processos preventivos para a redução de acidentes, com foco na preservação da vida dos motociclistas. Após adesão à certificação, cada empresa receberá ferramentas e subsídios com intenção de viabilizar este trabalho junto a seu público, com a apresentação de vídeos e distribuição de folders, entre outras iniciativas. 

Integrante do Programa Vida no Trânsito, a engenheira da EPTC, Diva Yara Mello Leite, ressalta a importância do envolvimento das revendas na iniciativa de adesão ao Programa Motociclista Seguro: “Temos que trabalhar em conjunto, sociedade e órgãos públicos, com a perspectiva de contribuir para a mudança de percepção dos demais usuários da via sobre o motociclista, além de sensibilizar os motociclistas sobre a importância da percepção de risco e autocuidado no trânsitoâ€, ressalta."O Programa Motociclista Seguro assumiu o desafio de aglutinar esforços conjuntos para atingir o objetivo de salvar a vida dos motociclistas, público que figura de forma alarmante nas estatísticas de acidentes", destaca o Diretor-Geral Adjunto do Detran, Marcelo Soletti.

Programa – O Programa Motociclista Seguro é uma iniciativa que visa auxiliar na redução da acidentalidade com motociclistas na Capital. O programa é resultado de análise quantitativa e qualitativa sobre a acidentalidade realizada por uma comissão que envolve os poderes públicos Municipal, Estadual e Federal, propondo ações de educação, fiscalização, comunicação e engenharia de tráfego aos respectivos gestores na área de trânsito e saúde. Esta articulação intersetorial procura a redução do número de acidentes fatais e de feridos graves em acidentes.

Dados – Os motociclistas são as principais vítimas de acidentes de trânsito em Porto Alegre. Eles representam aproximadamente 50% dos feridos e 35% das vítimas fatais. O perfil dos acidentados, de acordo com pesquisa do Programa Vida no Trânsito, é caracterizado como predominantemente do sexo masculino (92%), e de jovens, entre 18 e 34 anos (66%); A inexperiência (até dois anos de habilitação) e a falta de habilitação são marcantes em acidentes com mortes envolvendo motociclistas. São fatores de risco o excesso de velocidade, falta de CNH, transitar em local proibido/impróprio e associação de álcool e direção. Nos quatro primeiros meses de 2019 ocorreram 1.097 acidentes envolvendo motos, com 1.070 feridos. No mesmo período, aconteceram 23 acidentes fatais na estatística geral do trânsito, com 25 óbitos. Destes acidentes, 13 tiveram o envolvimento de motos, que resultaram em 15 vítimas fatais, sendo 11 motociclistas e quatro pedestres atropelados por motos.

 

 

Claudio Furtado

Taís Dimer Dihl