Ruas Completas: João Alfredo já tem nova sinalização

02/09/2019 14:39
Jefferson Bernardes/PMPA
EXECUTIVO
Marchezan esteve no bairro na manhã desta segunda-feira
A prefeitura apresentou nesta segunda-feira, 2, a sinalização instalada na rua João Alfredo, no bairro Cidade Baixa, que contempla o conceito de Ruas Completas. O objetivo do projeto é trazer mais harmonia entre os frequentadores, promover a ocupação do espaço público durante o dia e ampliar a segurança no trânsito, conforme explica o prefeito Nelson Marchezan Júnior. “A sociedade tem dois grandes desafios que são a ocupação dos espaços públicos e a mobilidade urbana. Este projeto contempla ambos. Queremos tornar este espaço mais humano e amigável para o convívio de veículos como carros, caminhões, ônibus e motocicletas com patinetes, bicicletas e pedestres”, destaca. Outros projetos semelhantes serão implantados na cidade, levanto em conta a peculiaridade de cada local. A próxima iniciativa será no Quarto Distrito.

Essa primeira etapa contempla pinturas de faixas verdes no chão, que delimita e aumenta o espaço a ser ocupado pelos pedestres, implantação de placas, pinturas no asfalto sinalizando a passagem de bicicletas e outros veículos e balizadores que priorizam o pedestre. A segunda etapa será a instalação de parte de mobiliário temporário, como bancos de pallets e plantas, em parceria com a Fundação Pão dos Pobres, através da oficina profissionalizante da instituição.

O secretário extraordinário de Mobilidade Urbana Rodrigo Tortoriello reforçou a importância da participação da sociedade civil no projeto. “O Pão dos Pobres já manifestou interesse em nos ajudar. Esse engajamento é importante, fortalece a sensação de pertencimento. Na ferramenta ConstruaPOA, do aplicativo #EuFaçoPoa, encontra-se o detalhamento do projeto e as possibilidades de participação popular.” A empresa Lifepoa confirmou, nesta segunda-feira, a doação de bancos para o mobiliário.

Também participaram da visita os secretários municipais de Relações Institucionais, Christian Lemos; de Serviços Urbanos, Ramiro Rosário; o presidente da EPTC, Fábio Berwanger Juliano; o diretor técnico da EPTC, Marcelo Hansen; o gerente de Planejamento de Trânsito e Circulação da EPTC, João Paulo Joaquim; o vereador Mauro Pinheiro; o presidente do Conselho Estadual do Trânsito (Cetran-RS), Sérgio Renato Teixeira; representando a Ong WRI, Antônio Lindau, Paula Santos e Ariadne Samios; e representando o Pão dos Pobres, o professor Elizandro Mallet.

Ruas Completas - Dez vias de dez cidades do país foram escolhidas para servir de modelo à replicação do conceito de Ruas Completas. A João Alfredo é uma delas. O projeto, envolve a Prefeitura de Porto Alegre, com participação da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Smim), Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) e Secretaria Municipal de Relações Institucionais (SMRI), além da Ong WRI e Frente Nacional de Prefeitos (FNP), busca a requalificação da rua João Alfredo. Tem como objetivo remodelar o espaço público, com desenho urbano diferenciado, incentivo à mobilidade ativa (meios de transporte não motorizados) e atividades no período diurno. A qualificação irá beneficiar a população que transita pelo local, com mais segurança para todos (moradores, comerciantes e visitantes). Essa primeira etapa, com a apresentação do conceito para população, é chamada de etapa temporária. Uma sinalização é implantada na rua antes da instalação da etapa definitiva, que vai contar com alargamento das calçadas e elementos para promover o convívio harmônico do espaço.
 

 

Elisandra Borba e Gabriela Duarte

Fabiana Kloeckner

Acompanhe a prefeitura nas redes