Secretaria de Mobilidade recebe comitiva de Porto Velho

02/04/2024 18:04
Aline Rimolo / SMMU / PMPA
Mobilidade Urbana
Representantes da capital de Rondônia vieram a Porto Alegre para conhecer os resultados do Programa Mais Transporte

O secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior, recebeu nesta terça-feira, 2, o secretário adjunto de Mobilidade e Transporte de Porto Velho, Aragoneis Soares Lima, para uma troca de experiências no setor. O titular da pasta da capital de Rondônia veio a Porto Alegre para conhecer os resultados do Programa Mais Transporte. 

“É muito importante essa troca de experiências entre cidades. Assim como explicamos todas as melhorias que desenvolvemos ao longo desses dois anos do programa, também, aproveitamos para conhecer projetos exitosos que eles realizam em Porto Velho”, destaca. 

Durante a reunião, que contou com a participação da diretora geral da Secretaria de Mobilidade, Maria Cristina Molina Ladeira, foram apresentados os resultados do Mais Transporte. A partir do incremento de viagens e da qualificação de terminais de ônibus e de paradas, houve um aumento de 37% no número de passageiros, passando em 2021 de 116 milhões para 159 milhões em 2023. 

Os gestores puderam ainda ver o trabalho realizado no Centro de Controle Operacional do Transporte (CCOt), que começou a operar em fevereiro e possibilita uma análise mais precisa de grandes volumes de dados e o monitoramento da frota de ônibus municipal em tempo real. Outra vantagem é o acesso ágil a informações importantes para a tomada de decisões estratégicas. Também foi apresentado o projeto de eletrificação da frota que prevê até junho a inclusão de 12 ônibus elétricos no sistema de transporte. 

“Uma das razões que nos trouxe a Porto Alegre foi conhecer o projeto de modernização das paradas de ônibus, mas, chegando aqui, pudemos ver outros projetos importantes e o avanço que houve nesses últimos anos, em especial nesse período pós pandemia”, comentou Lima. 

Além do secretário, participaram da comitiva o diretor interino de Transportes, Caio Fernando de Souza, e o diretor administrativo Luis Carlos.

  

Aline Rimolo

Gilmar Martins