Semana Nacional de Trânsito: EPTC realiza blitz educativa com motociclistas

21/09/2021 10:24
Mateus Raugust/PMPA
EXECUTIVO
Evento destaca a importância da prevenção e do comportamento seguro

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) realiza nesta terça-feira, 21, às 14h, mais uma blitz educativa com motociclistas. A iniciativa está inserida na programação da Semana Nacional de Trânsito (SNT). Neste ano, de janeiro a agosto, os acidentes envolvendo motocicletas representam 30% das ocorrências. Além disso, os motociclistas são 54% dos feridos e 52% das vítimas fatais. Desde janeiro, 22 condutores e um ocupante perderam a vida em acidentes. Em dez dos registros fatais com envolvimento de motocicleta, o condutor não possuía habilitação regular para a categoria A (para conduzir motos). Os dados podem ser consultados no portal.

Diante dessa realidade, a EPTC realiza blitze educativas periódicas, e uma especial nesta semana, para destacar a importância da prevenção e do comportamento seguro. “Realizamos as blitze com caráter de orientação periodicamente, mas com o aumento dos registros em agosto e a Semana Nacional de Trânsito, nosso objetivo é destacar a extrema importância do comportamento seguro", destaca o diretor-presidente da ETC, Paulo Ramires.

Cronograma da Semana Nacional de Trânsito em Porto Alegre:

- 21/09, às 14h, Blitz Educativa com Motociclistas. Durante a ação, com caráter preventivo e educativo, condutores são abordados e orientados sobre índices de sinistros de trânsito e as normas de circulação e conduta do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) para assim evitar mais vidas perdidas no trânsito. As blitze educativas ocorrem regularmente, ao menos duas vezes por mês, sem aviso prévio, para conscientização para uma circulação com menos riscos e de mais respeito entre as pessoas.

- 22/09, das 9h30 às 12h, IV Seminário Nacional de Trânsito. O Seminário Nacional de Trânsito é uma iniciativa do Núcleo Interdisciplinar de Trânsito da Ufrgs (Nuitran) com a Prefeitura Municipal de Porto Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Smmu), Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e da Secretaria Municipal de Saúde, com o Departamento Estadual de Trânsito (DetranRS), a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), o Programa Vida no Trânsito e o Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM).

- 23/09, às 11h, Live no Instagram @eptc_poa, Segurança Viária e a Importância do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Para marcar os 24 anos do CTB, especialistas comentam sobre a história, mudança e importância do principal regramento para o trânsito no Brasil. Avanços, evoluções e resultados.

 - 23/09, Dia Nacional do Agente de Trânsito. Para parabenizar o trabalho dos agentes de trânsito da EPTC, a data vai marcar a volta do Projeto Um Dia de Agente. Criado em 2017, através do programa permanente de educação para o trânsito, o projeto Um Dia de Agente da EPTC tem a missão de aproximar a população do trabalho realizado pelo órgão gestor do trânsito e da mobilidade urbana. O projeto já teve a participação de 341 pessoas, entre a população em geral, líderes comunitários, políticos, jornalistas, técnicos em mobilidade, artistas e condutores de diversos modais.

- 24/09, às 10h, local a definir, Blitz Educativa com veículos. O Radar Móvel registra a velocidade e a seguir os condutores são abordados, parabenizados por andarem dentro do limite da via.

- 25/09, Apresentação da Escola Pública de Mobilidade e Nova Plataforma de Cursos EAD. A Escola Pública de Mobilidade da EPTC possui seis cursos gratuitos na plataforma de educação à distância (EAD) e, desde 2017, já capacitou mais de 6 mil alunos: Motociclista Consciente, Direção Defensiva, Pedalando com Segurança, Pedalando com Segurança – PRO, Multiplicadores de Educação para o Trânsito, Professores Multiplicadores de Educação para o Trânsito.

 Saiba mais:

https://prefeitura.poa.br/eptc/noticias/eptc-divulga-programacao-especial-da-semana-nacional-de-transito

https://prefeitura.poa.br/gp/noticias/semana-nacional-de-transito-inicia-com-mensagem-de-respeito-vida

 

 

Gabriela Duarte

Andrea Brasil