Setembro tem redução histórica de mortes no trânsito
Setembro terminou com uma redução de 55% em mortes no trânsito da Capital, na comparação com o mesmo mês do ano passado (11 a cinco). Na comparação entre os nove primeiros meses de 2018 com o mesmo período de 2017, a redução foi de 23% (71 a 55). Em 2016, também foram registradas 11 mortes em setembro. Os dados são da Coordenação de Informações e Estudos (CIT) da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).
O diretor-presidente da EPTC, Marcelo Soletti, afirma que o trabalho contra a violência no trânsito continuará intenso até o fim do ano. “Além das blitze diárias, com ênfase na questão do álcool e direção, vamos dar continuidade às ações contra o excesso de velocidade, medidas de engenharia de tráfego e atividades educativas. As ações ocorrem em parceria com o Detran, Guarda Municipal e demais órgãos de segurança. Em outubro, o foco principal será direcionado à proteção de crianças e idosos, segmentos bastante expostos a acidentes, como os atropelamentos. Queremos chegar ao final de 2018 com redução considerável na acidentalidade”. Entre os 50 casos fatais no trânsito da cidade, registrados de janeiro a agosto deste ano, 13 envolviam pessoas com mais de 60 anos; dos 574 feridos por atropelamentos, 302 foram idosos.
Ações educativas de outubro
Dia 11, quinta-feira, véspera de feriado, pela manhã, ocorrerá a Operação Viagem Segura na Estação Rodoviária, ação realizada em parceria com o Detran e Lions. Passageiros dos ônibus, especialmente idosos, pais e crianças, serão orientados sobre o uso obrigatório do cinto de segurança nas viagens intermunicipais e interestaduais.
Dia 12, sexta-feira, das 14h às 18h, será realizada a “Escolinha de Bike”, no Parque Marinha, na Festa das Crianças realizada pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte, Sesc e Fecomércio/RS. Crianças e pais receberão noções sobre o uso adequado das bikes.
Dia 17, quarta-feira, a partir das 14h, serão realizadas atividades educativas na Escola São Francisco Menino Deus, Praça Menino Deus, nº 77. A ação envolve jovens e adultos.
Dia 18, quinta-feira, das 9h às 11h, na sede da EPTC, na rua João Neves da Fontoura, nº 7, crianças da Escola Municipal Tio Barnabé conhecerão o trabalho dos agentes da Equipe Veicular de Tração Animal (EVTA), que recolhem cavalos vítimas de maus-tratos ou abandonados nas ruas da Capital.
Dia 20, sábado, das 9h às 14h, ocorrerá o lançamento da campanha de educação para o trânsito envolvendo pais, alunos e professores do Colégio Anchieta, na av. Nilo Peçanha, nº 1.521, de acordo com o Projeto Escola Amiga da EPTC.
Dias 23 e 26 – Na terça-feira, 23, e sexta-feira, 26, será realizado o Curso de Multiplicadores para o Trânsito Seguro, envolvendo motoristas, cobradores e demais funcionários das empresas do transporte coletivo da Capital. Serão abordadas questões relativas aos cuidados com os idosos na circulação da cidade.
Dia 31, quarta-feira, das 9h às 10h, Dia das Bruxas, haverá ação educativa na Silva Só x Ipiranga, com a entrega de balinhas e um folheto aos condutores, com a seguinte mensagem: “Por um trânsito mais doce, com menos travessuras”.
Andrea Brasil