Sinal Verde: 244 controladores semafóricos já possuem tecnologia sem fio

02/01/2024 10:46
Pedro Piegas / PMPA
Trânsito e Circulação
Qualificação gera maior fluidez, principalmente nas vias mais movimentadas

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Smmu), por meio da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), já realizou a migração de 244 dos 634 controladores previstos para serem qualificados até junho de 2024. A modernização dos equipamentos com tecnologia sem cabo (4G ou fibra) integra o programa Sinal Verde, lançado pela prefeitura em outubro de 2023, e tem como objetivo melhorar a comunicação dos pontos com a central semafórica. A qualificação proporciona um tráfego com menos congestionamento, gerando maior fluidez, principalmente nas vias mais movimentadas de Porto Alegre.   

“A nossa meta para o mês de dezembro era de 228 instalações. Entretanto, conseguimos realizar a migração em 244, sendo 16 controladores a mais do que estava previsto. Com o avanço das instalações, fruto do trabalho das nossas equipes, acreditamos que em março já seja possível perceber os primeiros resultados”, destaca o diretor-presidente da EPTC, Pedro Bisch Neto. 

Até agora, as sinaleiras que receberam a melhoria contemplam pelo menos 44 vias da cidade. Os próximos equipamentos a receberem a modernização estão na Plinio Brasil Milano e Anita Garibaldi. Juntamente com a modernização, a prefeitura está investindo em nobreaks, ampliando dos atuais 60 para 140. 

Programa Sinal Verde - Porto Alegre tem em torno de 1.430 locais semaforizados, com 11.072 semáforos, os quais são gerenciados por cerca de 900 controladores de programação semafórica. Desde o começo do governo, foram investidos R$ 12,65 milhões na modernização do parque, sendo R$ 9,5 milhões nesta etapa, que inclui 634 dos 900 controladores semafóricos existentes na Capital. Até o primeiro semestre de 2024, Porto Alegre terá 70% da rede com comunicação por tecnologia sem cabos (4G ou fibra), o que permitirá que se atinja a meta de 90% da comunicação semafórica nos eixos contemplados pelo programa.

Confira as vias que receberam os novos controladores:

Loureiro da Silva
João Pessoa 
Borges de Medeiros
Salgado Filho 
Riachuelo 
Marechal Floriano Peixoto 
Lima e Silva 
João Goulart
Edvaldo Pereira Paiva
Tarso Dutra
Salvador França
Wenceslau Escobar 
Washington Luiz 
Luiz Englert
José do Patrocínio 
Praia de Belas
Aureliano de Figueiredo Pinto
Padre Cacique
Ipiranga
Silveiro
Protásio Alves   
Vicente Monteggia  
Oscar Pereira  
Costa Gama  
Farrapos   
A. J. Renner  
Sertório
Nilópolis 
José Pedro Boéssio
Cairu
Pres. Franklin Roosevelt
Pernambuco
Venâncio Aires
Santana
Bento Gonçalves
Azenha
Princesa Isabel
Domingos Crescencio
Assis Brasil
Bernardino Silveira Amorim
José Ferreira Jardim. 
Diário de Notícias 
Otto Niemeyer
Plínio Brasil Milano

  

 

Caroline Callai (estagiária)/Supervisão: Aline Rimolo

Andrea Brasil