Cristine Rochol/Arquivo PMPA
Sinalização visual indicará se os táxis estão livres ou ocupados
O novo equipamento tem lâmpadas LED, luzes mais fortes e com melhor visibilidade inclusive durante o dia. Somente a exposição da palavra Táxi, em verde, indica que o veículo está livre. Em caso contrário, ficam acesas também luzes vermelhas, localizadas em ambos os lados do luminoso. A nova sinalização visual facilita essa comunicação também para as pessoas daltônicas. Após um ano de experiência, será realizada uma análise técnica em relação à implantação definitiva, ou não, do luminoso.
Cartões – A partir de 15 de março, a EPTC inicia ações de fiscalização em relação à obrigatoriedade do uso de equipamentos de pagamento eletrônico no sistema de táxis da Capital (cartões de crédito e débito). A medida, que qualifica o sistema, facilitando o atendimento aos usuários, atende às normas de prestação do serviço estabelecidas pela Lei 12. 420, de 8 de junho de 2018. A verificação sobre o cumprimento da lei ocorrerá por meio de vistorias, abordagens e ações dos agentes de fiscalização no dia a dia da circulação da cidade.
O diretor de Operações da EPTC, Fábio Berwanger Juliano, explica que as decisões fazem parte do conjunto de avanços no processo de qualificação do serviço de táxis. “A prefeitura, pela EPTC, em sintonia com a categoria dos taxistas, tem desenvolvido um trabalho permanente de qualificação do sistema de táxis. A obrigatoriedade do exame toxicológico, o novo padrão de vestimenta para homens e mulheres, o uso do cartão de crédito e o novo visual dos carros são exemplos desse avanço. Com as definições, a categoria fica mais valorizada, os usuários mais satisfeitos, pela segurança e confiança na prestação do serviço.”
Cláudio Furtado
Andrea Brasil