Temporal: 92% dos sem√°foros prejudicados pela falta de luz voltam a operar

22/01/2024 18:19
Pedro Piegas / PMPA
Transporte e Circulação
Agentes seguem nas ruas atuando no locais de grande movimentação

Na tarde desta segunda-feira, 22, dos 264¬†sem√°foros impactados em Porto Alegre pelo temporal da semana passada, 244¬†(92% do total) voltaram a operar ap√≥s o retorno da energia. Conforme a Empresa P√ļblica de Transporte e Circula√ß√£o (EPTC), restam 20¬†sem√°foros desligados em cruzamentos, principalmente nas zonas Norte e Leste.

A cidade registra, ainda, 83 ocorrências de bloqueios nas vias (28 com bloqueio total por queda de árvores, 13 por postes ou fios caídos, além de 42 bloqueios parciais). Desde o temporal, foram liberadas 204 ruas e avenidas que apresentavam algum tipo de obstáculo. A Central de Atendimento ao Cidadão da EPTC encaminhou 3.195 chamados, desde 22h do dia 16 até as 12h de segunda-feira, 22.

A Secretaria de Servi√ßos Urbanos (SMSurb) informa que as principais vias j√° foram desobstru√≠das. S√£o mais de 2 mil ocorr√™ncias registradas via 156 e por rondas das equipes da SMSUrb desde a ter√ßa-feira passada ‚Äď destas, 900 foram atendidas. A previs√£o √© de que o trabalho de remo√ß√£o se estenda pelos pr√≥ximos 15 dias, para depois iniciar o recolhimento final dos entulhos e galhos de √°rvores ca√≠dos.

√Āgua ‚Äď O fornecimento est√° normalizado em Porto Alegre, conforme o Departamento Municipal de √Āgua e Esgotos (Dmae).

Refor√ßo ‚Äď Por meio do decreto de emerg√™ncia, a prefeitura contratou mais profissionais pelo prazo de 21 dias. Eles se somam √†s 40 equipes da SMSUrb, 15 do DMLU e 30 soldados atuando nas ruas. As equipes seguem mobilizadas por toda a Capital. A Defesa Civil Municipal soma 400 ocorr√™ncias atendidas deste a ter√ßa-feira passada. Saiba mais aqui.

Cristiano Vieira