Terminais de transporte coletivo recebem desinfecção

22/03/2021 16:33
SMSURB/PMPA
SERVIÇOS URBANOS
Assepsia é feita em parceria com empresa especializada voluntária

Porto Alegre segue com serviços de desinfecção em terminais de ônibus e nas unidades de pronto atendimento nesta semana. Nesta segunda-feira, 22, estações localizadas no Centro, nas ruas Voluntários da Pátria, Carlos Chagas e Chaves Barcelos receberam o serviço. Nesses locais, circulam 108 linhas metropolitanas.

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) fez uma parceria com empresa especializada em desinfecção para higienização voluntária dos terminais. Os trabalhos têm apoio da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e do  Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU).

A desinfecção pode eliminar até 98% dos microrganismos. Os produtos utilizados são à base de quaternário de amônio, indicado para assepsia inclusive em hospitais. O procedimento pode ser usado também em cinemas, igrejas, clínicas, escolas e veículos de transporte de alimentos, entre outros lugares. É feito com máquinas e pulverizadores costais motorizados. 

A próxima ação está prevista para quinta-feira, 25. Segundo o secretário municipal de Serviços Urbanos, Marcos Felipi, a prefeitura não está medindo esforços para cuidar da limpeza da cidade e da saúde dos porto-alegrenses. "Por isso é importante a parceria entre os setores envolvidos no enfrentamento deste momento difícil, em que precisamos garantir a segurança de todos", afirma.

Higienização - A EPTC acompanhou o trabalho nesta segunda-feira, fazendo isolamento, sinalização e orientando o trânsito. Os veículos com terminal no Centro são higienizados a cada viagem, e os demais, nas garagens das empresas. Passageiros recebem álcool em gel ao entrarem e saírem dos coletivos, para higienização das mãos. 

“Todas as medidas que qualificam o serviço e dão mais proteção aos usuários são de grande importância. Boa parte da população depende exclusivamente do transporte público para seus deslocamentos, e é essencial que as viagens tenham o máximo de segurança", diz o diretor-presidente da EPTC, Paulo Ramires.    

  

 

Gabriela Duarte e Marcelo Noms

Rui Felten