POPRuaa

Ação Rua

Saiba mais sobre atendimento à Pessoa em Situação de Rua

O Plano Municipal de Combate a Situação de Rua - sob Gestão da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) e executado pelos serviços socioassistenciais e unidades de Acolhimento Institucionais da FASC e Rede Municipal - prevê a redução de pessoas em situação de rua em até 80%, em quatro anos, no município de Porto Alegre. 

De forma articulada, o Plano Intersetorial inclui atores públicos, estatais e comunitários, fomenta a alteração do cenário e domicílio nas ruas, pretendendo a reinserção no núcleo da família de origem, da renda e na comunidade. A partir da implantação de cuidados permanentes que se antecipem a situação de rua moradia.

Objetivo

Implantar um Plano Territorial que represente acesso, regresso ou permanência na política pública de proteção, acompanhamento e cuidados para as populações de rua, acenando com efetiva superação dessa circunstância.

Ações integradas Consultórios na Rua e Abordagem Social para qualificação da Atenção Integral em Urgências e Emergências de Saúde Mental - garantir os serviços desde a prevenção até a superação da rua.

Aperfeiçoamento do atendimento conforme grupos: recém chegados às ruas, idosos, mulheres, jovens adultos, LGBT+ .

Confira a Rede Municipal de Atendimento à População de Rua:

Abordagem Social

O Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) da FASC, é composto por mais de 130 trabalhadores entre educadores sociais, assistentes sociais e psicólogos que percorrem todas as regiões de Porto Alegre, diariamente. As pessoas em situação de rua são acompanhadas a partir da primeira abordagem até o pleno acesso aos serviços da rede municipal, acolhimento institucional e travessia para autonomia. 

Como acionar as equipes?

Ao perceber a presença de pessoas em situação de rua, favor acionar a Central de Abordagem pelos canais: telefone 156 opção 7.

Importante: Informe a localização e características do indivíduo. Se possível, oriente-os a busca pelas Unidades como CREAS e/ou Centros POP e ajude-os a ingressar em atendimentos especializados na Rede Socioassistencial, de Saúde e retomar a autonomia.

Atendimento e/ou acompanhamento diúrno - acesso espontâneo

Os Centros POP oferecem equipe multidisciplinar para adultos, idosos e famílias em situação de rua. Disponibilizam oficinas, higiene pessoal e refeição, além de encaminhamento à rede de serviços municipais com cadastro ao sistema de benefícios.

Acesso espontâneo das 8h às 17h

Centro POP 1 - Santana - Avenida João Pessoa, 2384 - Farroupilha

Centro POP 2 - Floresta - Rua Gaspar Martins, 114/120 - Floresta

Centro POP 3 - Navegantes - Avenida França, 496 – Navegantes

Restaurantes Populares - acesso espontâneo

Os Restaurantes Populares são coordenados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS). Confira os endereços:

Centro - Rua Garibaldi, 461 (segunda-feira a domingo)

Vila Cruzeiro - Rua Dona Otília, 210 (segunda a sexta-feira)

Lomba do Pinheiro - Rua Cacimbas, 159 (segunda a sexta-feira)

Restinga - Estrada Chácara do Banco, 71 (segunda a sexta-feira)

Zona Norte - Rua Caetano Fulginiti, 95, Rubem Berta (segunda a sexta-feira)

Arquipélagos/ Ilha da Pintada:  Rua Oscar Shmitt, 67 (segunda a sexta-feira)

Acolhimento Noturno - Acesso Espontâneo

Os Albergues destinados à população adulta em situação de vulnerabilidade social.

Atendimento: das 19h às 7h

Endereços:

Albergue Dias da Cruz: (12h) - Avenida Azenha, 366 – Azenha Albergue Acolher 1: (12h) - Rua Dr. João Simplício, 38 - Vila Jardim Albergue Acolher 2 (12h) - Rua 7 de Abril, 315 – Floresta

Acolhimento Institucional

A FASC possui, ainda, uma Casa de Passagem 24h, quatro Unidades de para população adulta - entre abrigos para indivíduos, mulheres e famílias, oito Unidades para a população idosa - entre ILPI, Casa Lar e República e 400 vagas em benefício eventual na modalidade de hospedagem em pousada.

O acesso a estes serviços são por meio de acompanhamento e avaliação técnica e de acordo com o perfil do indivíduo.

Parceiros

Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Sistema Nacional de Emprego (Sine/Municipal), Secretaria Municipal de Educação (SMED), Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária (SMHRH), Guarda Municipal e Segurança Pública, Secretaria de Esporte, Cultura, Sociedade Civil, Empresas, OSCs, Movimentos, Sistema de Justiça, Igrejas, Movimento População de Rua, Conselhos Municipais, Rede de Proteção e Atendimento.Â