Abril Laranja alerta sobre maus-tratos contra animais

05/04/2023 14:14

Em alus√£o ao Abril Laranja, m√™s voltado √†s a√ß√Ķes de combate aos maus-tratos dos animais, o Gabinete da Causa Animal¬†da prefeitura atua para coibir os casos de viol√™ncia¬†e refor√ßa o apelo √† popula√ß√£o para a import√Ęncia da prote√ß√£o. A data foi criada em 2006, nos Estados Unidos, para conscientizar a sociedade sobre o tema.

Conforme levantamento da Diretoria Geral de Fiscaliza√ß√£o, os casos de maus-tratos t√™m aumentado na cidade. Atrav√©s do 156,¬†foram registradas 2.569 den√ļncias em¬†2020; em 2021, foram 3.303; em 2022, 3765; e somente nos tr√™s primeiros meses deste ano, foram 746 ocorr√™ncias.

A secret√°ria do Gabinete, veterin√°ria Patr√≠cia Martins, explica que a maioria dos casos de maus-tratos est√° relacionada √†s condi√ß√Ķes prec√°rias onde os animais s√£o mantidos, com pouco espa√ßo, coleira apertada, falta de alimentos, √°gua e tratamentos necess√°rios. ‚ÄúMaltratar animais √© crime previsto em lei no Brasil. Trabalhamos para conscientizar as pessoas de que √© necess√°rio dar uma vida saud√°vel aos animais‚ÄĚ, enfatiza.¬†

Chico ‚Äď Um exemplo √© o vira-latas ‚ÄúChico‚ÄĚ.¬†Por v√°rios dias, o c√£o ficou preso dentro de uma casa em ambiente sujo e sem alimenta√ß√£o. Desnutrido, ele foi localizado pela Pol√≠cia, que acionou a equipe de veterin√°rios e fiscais da prefeitura e, por fim, foi adotado.¬†Para fortalecer a conscientiza√ß√£o e diminuir o n√ļmero de casos de maus-tratos, o Gabinete orienta a popula√ß√£o¬†em todas as atividades realizadas pelo √≥rg√£o.

Como denunciar ‚Äď Den√ļncias de maus-tratos aos animais devem ser encaminhadas √† prefeitura¬†atrav√©s do 156. A Diretoria Geral de Fiscaliza√ß√£o √© acionada e, juntamente com um veterin√°rio do GCA, se desloca at√© o local da den√ļncia. Em casos graves, a Pol√≠cia Civil √© acionada.¬†Algumas¬†Delegacias de Pol√≠cia (2¬™, 5¬™, 15¬™¬†e 19¬™) possuem cart√≥rios especializados na investiga√ß√£o de crimes de maus-tratos e crueldade contra os animais.

Ivani Sch√ľtz

Cristiano Vieira