Abril Laranja alerta sobre maus-tratos contra animais

05/04/2023 14:14

Em alusão ao Abril Laranja, mês voltado às ações de combate aos maus-tratos dos animais, o Gabinete da Causa Animal da prefeitura atua para coibir os casos de violência e reforça o apelo à população para a importância da proteção. A data foi criada em 2006, nos Estados Unidos, para conscientizar a sociedade sobre o tema.

Conforme levantamento da Diretoria Geral de Fiscalização, os casos de maus-tratos têm aumentado na cidade. Através do 156, foram registradas 2.569 denúncias em 2020; em 2021, foram 3.303; em 2022, 3765; e somente nos três primeiros meses deste ano, foram 746 ocorrências.

A secretária do Gabinete, veterinária Patrícia Martins, explica que a maioria dos casos de maus-tratos está relacionada às condições precárias onde os animais são mantidos, com pouco espaço, coleira apertada, falta de alimentos, água e tratamentos necessários. “Maltratar animais é crime previsto em lei no Brasil. Trabalhamos para conscientizar as pessoas de que é necessário dar uma vida saudável aos animais”, enfatiza. 

Chico – Um exemplo é o vira-latas “Chico”. Por vários dias, o cão ficou preso dentro de uma casa em ambiente sujo e sem alimentação. Desnutrido, ele foi localizado pela Polícia, que acionou a equipe de veterinários e fiscais da prefeitura e, por fim, foi adotado. Para fortalecer a conscientização e diminuir o número de casos de maus-tratos, o Gabinete orienta a população em todas as atividades realizadas pelo órgão.

Como denunciar – Denúncias de maus-tratos aos animais devem ser encaminhadas à prefeitura através do 156. A Diretoria Geral de Fiscalização é acionada e, juntamente com um veterinário do GCA, se desloca até o local da denúncia. Em casos graves, a Polícia Civil é acionada. Algumas Delegacias de Polícia (2ª, 5ª, 15ª e 19ª) possuem cartórios especializados na investigação de crimes de maus-tratos e crueldade contra os animais.

Ivani Schütz

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes