Barulho em excesso de fogos de artifício pode estressar animais

31/12/2023 08:33

Comuns nesta √©poca do ano, os fogos de artif√≠cio e os roj√Ķes usados nas festas de R√©veillon podem representar perigo para os animais de estima√ß√£o devido ao barulho.

O som alto, repentino e excessivo tamb√©m √© prejudicial para os humanos. Pacientes hospitalizados, al√©m de crian√ßas, idosos ou indiv√≠duos que possuam outras condi√ß√Ķes, como autismo e esquizofrenia, podem ser afetados.

O Gabinete da Causa Animal (GCA) orienta sobre procedimentos para minimizar o stress nos pets. Os animais devem ser acomodados dentro de casa, em lugares onde possam sentir-se em segurança. Aqueles que já sofrem com ansiedade e têm medo do estouro dos fogos de artifício devem ser supervisionados pelos seus tutores.

Outra recomenda√ß√£o √© de que seja utilizada ilumina√ß√£o suave e, se poss√≠vel, ligada m√ļsica ambiental. O fechamento de portas e janelas tamb√©m √© importante para que sejam evitadas fugas e acidentes.

Em Porto Alegre, a noite da virada terá uma chuva de fogos de artifício com duração prevista de 8 minutos - a atividade respeitará a legislação estadual sobre ruídos. 

Leia mais:
Reuni√£o define √ļltimos preparativos para festa de R√©veillon na orla
Sa√ļde alerta para cuidados com fogos de artif√≠cio durante o R√©veillon
EPTC tem opera√ß√£o especial de tr√Ęnsito e transporte para o R√©veillon na Orla
Virada para 2024 ter√° retorno de atra√ß√Ķes nacionais ao R√©veillon na Orla
Começa montagem do palco que irá receber os shows do Réveillon 2024
R√©veillon 2024 em Porto Alegre ter√° diversas atra√ß√Ķes e shows na Orla
Prefeitura anuncia Réveillon 2024 na Orla do Guaíba

 

Ivani Schutz

Andrea Brasil