Cadastro para castração gratuita de animais alcança 700 protocolos

12/06/2021 07:04
Joel Vargas/Arquivo PMPA
EXECUTIVO
Procedimentos são realizados na Unidade de Saúde Animal Victória

Setecentos protocolos de interessados na castração gratuita de cães e gatos (machos e fêmeas) foram cadastrados na prefeitura esta semana. As solicitações foram recebidas pelo Gabinete da Causa Animal, através do telefone 156, e esgotaram a capacidade máxima oferecida. A diretora-geral do Gabinete da Causa Animal, Catiane Mainardi, explica que cada protocolo podia registrar até cinco animais. “Isto quer dizer que a Unidade de Saúde Animal Victória deverá realizar até 3.500 cirurgias”, calcula.

Atualmente, a estimativa é de que existam mais de 30.000 animais de rua em Porto Alegre. A abertura das solicitações, que acontece a cada três meses, pretende contribuir com o controle populacional. O serviço é voltado aos animais de famílias inscritas no Cadastro Único, mediante apresentação do Número de Identificação Social ou do Bolsa Família e também a pessoas com atestado de renda familiar de até três salários mínimos. O tutor do animal precisa ser morador de Porto Alegre e é obrigatório levar o comprovante de residência no dia da castração. Após a inscrição, o tutor deverá aguardar o contato telefônico para o agendamento do dia e horário da cirurgia.

Instruções - Na data e hora agendadas, os inscritos deverão levar o animal na Unidade de Saúde Animal Victória (Usav), localizada na Estrada Bérico José Bernardes, número 3.489 (parada 19 da Lomba do Pinheiro). O tutor deverá aguardar na unidade até a liberação do animal, após o procedimento. O animal deve estar em jejum de seis horas (água e comida). Após o procedimento, o tutor deve seguir as orientações prescritas: comprar e administrar os medicamentos, realizar a limpeza e cuidados com os pontos cirúrgicos, repouso e isolamento do animal se necessário.

Documentos – No dia do procedimento, é necessário levar documento com foto, comprovante de residência em Porto Alegre e Cartão do Bolsa Família ou Número de Inscrição Social (NIS) ou atestado do Centro de Relações Institucionais e Participativas - Crip (renda até três salários mínimos).

 

Ivani Schütz

Gilmar Martins