Castramóvel oferece atendimento gratuito em comunidades da Capital

26/11/2022 08:03

A unidade móvel de castração de animais da prefeitura de Porto Alegre, credenciada por meio do programa de descentralização das esterilizações, realizou 304 castrações de cães na última semana, 21 a 25 de novembro. A operação ocorreu nas regiões Glória, Aparício Borges (Campo da Tuca) e Restinga. A ação continua até este sábado, 26, na Restinga, na Escola Municipal de ensino fundamental Prof. Larry José Ribeiro Alves.

Além destes, mais outros quatro bairros ainda serão beneficiados com o serviço coordenado pelo Gabinete da Causa Animal este ano. São eles: Guarujá, Hípica, Nonoai e Teresópolis. Na próxima segunda-feira, 28, será aberto o cadastramento para o serviço de castração gratuita de cães no bairro Teresópolis, na Zona Sul, que se encerra no dia 2. O cadastro será realizado na Paróquia da Ascensão – Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (rua Eng. Ludolfo Boehl, 300). Tutores moradores do bairro, maiores de 18 anos, podem solicitar o serviço levando documento com foto e comprovante de residência. Serão abertas 465 vagas.

A iniciativa faz parte do Projeto de Castração, que leva às comunidades o serviço gratuito oferecido pelo Gabinete da Causa Animal e de ação conjunta com a Secretaria Municipal de Saúde no combate à Leishmaniose na Capital, com apoio das Subprefeituras das regiões.

Somente cães, com no mínimo quatro meses (machos) e seis meses (fêmeas), poderão passar pelo procedimento. Os tutores serão informados no dia do cadastro sobre a data, horários e demais orientações sobre a castração que deverá ser feita no mesmo local do cadastramento. Apenas animais saudáveis estarão aptos ao procedimento. A prefeitura fornece os remédios no período pós-operatório.
 

Ivani Schutz

Gilmar Martins