Fogo Simbólico da Pátria é recebido no Paço Municipal

19/08/2022 18:06
Alex Rocha/PMPA
EXECUTIVO
Melo destacou o bicentenário da Independência do Brasil e os 250 anos de Porto Alegre

A cerimônia de recebimento do Fogo Simbólico no Paço Municipal aconteceu na tarde desta sexta-feira, 19, dando início às comemorações da Semana da Pátria em Porto Alegre. O prefeito Sebastião Melo e o presidente da Liga de Defesa Nacional do Rio Grande do Sul, Cel. Marco Dangui Pinheiro, participaram da solenidade. O prefeito ressaltou que, no ano do bicentenário da independência do Brasil, a capital gaúcha também celebra um grande marco com 250 anos de história.

“É um ano especial com duas datas muito simbólicas para o Brasil e para a nossa cidade. Os valores do município, do Estado e do país devem ser reverenciados não apenas na Semana da Pátria” - Prefeito Sebastião Melo.

O Fogo Simbólico percorreu o interior do Estado e retornou à Capital para acender a Pira da Pátria na prefeitura. O símbolo ficará no local até o dia 1º  setembro, quando segue para o Parque Farroupilha. A chama foi conduzida até a sede do Poder Executivo Municipal por compatriotas da Liga da Defesa Nacional. Este ano, o bicentenário da Independência do Brasil é o tema da 85ª Corrida do Fogo Simbólico da Pátria. “A alma de uma Nação é o espírito patriótico de seu povo”, disse o presidente da LDN.

Visitação pública - A pira permanecerá em vigília para visitação pública até o dia 7 de setembro, quando será extinta. No dia 1º de setembro, uma centelha será conduzida por atletas da Brigada Militar e da Liga da Defesa Nacional até o Monumento ao Expedicionário, na Redenção sendo, oficialmente, aberta a Semana da Pátria.

Fogo Simbólico - O Fogo Simbólico da Pátria surgiu em 1937, no Rio Grande do Sul, quando um grupo de patriotas procurava um símbolo para representar o patriotismo do povo brasileiro. Assim, surgiu a ideia do Fogo, companheiro do homem desde a pré-história. Aprovada a ideia, foi decidido que o símbolo receberia a denominação de Fogo Simbólico da Pátria e deveria realizar uma peregrinação cívica.

LDN - A Liga da Defesa Nacional (LDN), criada pelo poeta Olavo Bilac, juntou-se aos idealizadores e criou a corrida do Fogo Simbólico da Pátria, que ocorreu pela primeira vez em 1938, em um percurso de 26 km entre as cidades de Viamão e Porto Alegre.

Ivani Schutz

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes