Prefeitura atende 54 animais em aldeias indígenas

31/01/2023 16:52
Divulgação / GCA / PMPA
Causa Animal
Cães e gatos foram medicados contra pulgas, carrapatos e vermes

O Gabinete da Causa Animal (GCA) promoveu, na manhã desta terça-feira, 31, ação de atendimento e orientações sobre cuidados com animais de estimação. A atividade ocorreu nas aldeias indígenas kaingang Fág Nhin e Oré Kupry, localizadas na Lomba do Pinheiro, Zona Leste da Capital. O trabalho foi realizado em parceria com a Área Técnica de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas, da Diretoria de Atenção Primária à Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), e apoio da Defesa Civil do município. Além de esclarecimentos sobre as doenças mais frequentes entre cães e gatos, os veterinários e demais técnicos medicaram 54 animais contra pulgas, carrapatos e vermes.

Segundo a secretária do GCA, Patrícia Martins, a ação foi bem sucedida. "Conseguirmos atingir uma população que, caso não fosse a parceria da SMS, teríamos dificuldade para acessar”. Alguns dos animais, além de tratamento veterinário, foram cadastrados para castração.

Mediação - Responsável por fazer a mediação entre as lideranças da aldeia e o Gabinete da Causa Animal, o assessor técnico da saúde indígena, Rodrigo Ciconet Dornelles, também acompanhou a ação. "Ações como essa, em parceria com as lideranças das aldeias indígenas, são importantes para a promoção do bem-estar animal e para prevenir que cães e gatos não sejam vetores de doenças para os indígenas”, avalia.

Ambas as aldeias são atendidas pela Unidade de Saúde Indígena, que seguirá acompanhando e auxiliando em encaminhamentos necessários.

Ivani Schütz

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes