Assessores de comunicação da prefeitura se reúnem para alinhar informações em casos de emergência

16/12/2021 11:43

O Gabinete de Comunicação Social (GCS) da Prefeitura de Porto Alegre, em conjunto com a Defesa Civil, realizou na manhã desta quarta-feira, 16, reunião com os assessores de comunicação das secretarias e órgãos do Executivo Municipal para tratar da organização e divulgação de informações em situação de desastres.

O objetivo foi traçar o alinhamento de ações na eventualidade de uma crise, seja vendaval, temporais ou imprevistos em geral. O responsável pela GCS, Luiz Otávio Prates, salientou a importância da padronização das informações em momentos críticos para evitar falhas. “Nosso propósito é o de estarmos preparados, em casos de emergência, para informar bem a nossa população, com responsabilidade e todos os cuidados na divulgação de notícias. É um treinamento da equipe de comunicação em busca da unificação de mensagens na mídia tradicional e digital”, afirmou.

O encontro foi online e contou com a participação da jornalista Melina Cauduro, assessora de Comunicação Social do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, que fez palestra sobre “A Comunicação como órgão gestor da informação em desastres”. Melina, com larga experiência na área de gestão de crises e segurança pública, falou sobre o papel das Assessorias de Imprensa em emergências. “O fluxo de informações tem que levar em conta principalmente a tranquilidade das pessoas e, para isto, precisamos definir com clareza e agilidade como, quando e quem vai ser o porta-voz da situação de crise”, alertou.

O diretor-geral da Defesa Civil de Porto Alegre, Cel. Evaldo Rodrigues de Oliveira Júnior, avalia que a reunião contribuiu para troca de experiências e uma maior integração entre os participantes. “Em desastres, devemos trabalhar todos juntos para minimizar os danos, sem priorizar as ações de um ou outro órgão. O principal é o fortalecimento da marca da Prefeitura como o ente responsável pela resolução da crise. E o atendimento à população é o nosso maior objetivo”, concluiu.
 

Ivani Schütz

Lucas Barroso

Acompanhe a prefeitura nas redes