Personagens reais do cotidiano protagonizam homenagem aos 249 anos da cidade

26/03/2021 08:36
Captura de tela/PMPA
COMUNICAÇÃO

seloNo anivers√°rio de 249 anos de Porto Alegre, nesta sexta-feira, 26, uma das homenagens que a cidade recebe √© a produ√ß√£o de um v√≠deo que reproduz os encontros cotidianos das pessoas que fazem a hist√≥ria da Capital. A produ√ß√£o integra a Semana de Porto Alegre, que marca o in√≠cio das comemora√ß√Ķes dos 250 anos do munic√≠pio, que ser√° celebrado em 2022. Assista aqui.

A narrativa do vídeo mostra que a cidade é um grande cenário vivo, que se forma pelas histórias das pessoas. Os personagens são cidadãos reais que vivem o dia-a-dia da cidade. O roteiro buscou as experiências reais vividas por eles e, além de reconstruí-las, criou a integração que representa como a cidade se movimenta naturalmente. O roteiro, direção e produção foram realizados pela Coordenação de Publicidade da prefeitura. A produção e edição pelo setor de Imagem do Gabinete de Comunicação Social (GCS)  respeitando todos os protocolos sanitários de prevenção ao coronavírus. O filme tem tradução de libras para pessoas com deficiência auditiva.

Entenda o roteiro - A primeira hist√≥ria representada √© da estudante de biomedicina Victoria Carvalho, que v√™ na tia, a t√©cnica em enfermagem Daniela Rodrigues, uma inspira√ß√£o de vida. Elas conversam por v√≠deochamada, ferramenta que virou essencial na vida de muitos porto-alegrenses no √ļltimo ano.

A t√©cnica em enfermagem reconstr√≥i o momento da aplica√ß√£o da¬†dose de vacina contra a Covid-19 na professora aposentada Nelci Nardon, de 75 anos de idade, integrante do grupo priorit√°rio para a imuniza√ß√£o. Idosa que, com milhares de outros cidad√£os, utiliza o transporte p√ļblico da cidade, tripulado por profissionais dedicados, como a motorista Cintia Raquel dos Santos Guterres, uma das primeiras mulheres a desenvolver o papel.

Ela tamb√©m encontra os agentes de educa√ß√£o no tr√Ęnsito da Empresa P√ļblica de Transporte e Circula√ß√£o (EPTC), Diego da Silva Marques e Juran√™s Guimar√£es de Castro. Momento em que o roteiro apresenta Luis Fernando Saraiva, CEO da Sqed, startup ga√ļcha, criada em nossa cidade. Ele utiliza a ciclovia e vai at√© a Sala do Empreendedor, √°rea destinada a incentivar e apoiar empreendedores de v√°rios tamanhos, caracter√≠stica de nossa Porto Alegre.

Saraiva faz parte do Pacto Alegre, uni√£o de esfor√ßos que pretende transformar a Capital ga√ļcha em polo de inova√ß√£o e, al√©m de dar mais oportunidades para quem mora aqui, divulga nossas caracter√≠sticas e tradi√ß√Ķes, como a loja de artigos regionais da Shirlei Escobar da Fontoura, localizada no aeroporto Salgado Filho.

Terminal este por onde muitas vezes desembarcou a empreendedora Úrsula Dresch, após morar por um período em Londres. Ao retornar, encontrou adversidades no ramo de eventos com a pandemia e aproveitou o seu perfil empreendedor para criar uma cafeteria que já nasceu no conceito take way, tão atual e necessário nestes tempos.

Por fim, para que a cidade tenha uma rotina e entregue de forma eficiente os servi√ßos esperados pelo cidad√£o, milhares de servidores p√ļblicos dedicam seus dias, como Paulo Roberto Silveira Santos, os guardas municipais Jorge Luis Machado Borges, Leonir Barbosa Strieder e Alex Candido, a gari Scheiane Zanoni e tamb√©m gra√ßas aos volunt√°rios que dedicam tempo e amor por suas causas, como Elenira Martins Pereira, do Coletivo Aut√īnomo Morro da Cruz.

Elisandra Borba