Personagens reais do cotidiano protagonizam homenagem aos 249 anos da cidade

26/03/2021 08:36
Captura de tela/PMPA
COMUNICAÇÃO

seloNo aniversário de 249 anos de Porto Alegre, nesta sexta-feira, 26, uma das homenagens que a cidade recebe é a produção de um vídeo que reproduz os encontros cotidianos das pessoas que fazem a história da Capital. A produção integra a Semana de Porto Alegre, que marca o início das comemorações dos 250 anos do município, que será celebrado em 2022. Assista aqui.

A narrativa do vídeo mostra que a cidade é um grande cenário vivo, que se forma pelas histórias das pessoas. Os personagens são cidadãos reais que vivem o dia-a-dia da cidade. O roteiro buscou as experiências reais vividas por eles e, além de reconstruí-las, criou a integração que representa como a cidade se movimenta naturalmente. O roteiro, direção e produção foram realizados pela Coordenação de Publicidade da prefeitura. A produção e edição pelo setor de Imagem do Gabinete de Comunicação Social (GCS)  respeitando todos os protocolos sanitários de prevenção ao coronavírus. O filme tem tradução de libras para pessoas com deficiência auditiva.

Entenda o roteiro - A primeira história representada é da estudante de biomedicina Victoria Carvalho, que vê na tia, a técnica em enfermagem Daniela Rodrigues, uma inspiração de vida. Elas conversam por vídeochamada, ferramenta que virou essencial na vida de muitos porto-alegrenses no último ano.

A técnica em enfermagem reconstrói o momento da aplicação da dose de vacina contra a Covid-19 na professora aposentada Nelci Nardon, de 75 anos de idade, integrante do grupo prioritário para a imunização. Idosa que, com milhares de outros cidadãos, utiliza o transporte público da cidade, tripulado por profissionais dedicados, como a motorista Cintia Raquel dos Santos Guterres, uma das primeiras mulheres a desenvolver o papel.

Ela também encontra os agentes de educação no trânsito da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Diego da Silva Marques e Juranês Guimarães de Castro. Momento em que o roteiro apresenta Luis Fernando Saraiva, CEO da Sqed, startup gaúcha, criada em nossa cidade. Ele utiliza a ciclovia e vai até a Sala do Empreendedor, área destinada a incentivar e apoiar empreendedores de vários tamanhos, característica de nossa Porto Alegre.

Saraiva faz parte do Pacto Alegre, união de esforços que pretende transformar a Capital gaúcha em polo de inovação e, além de dar mais oportunidades para quem mora aqui, divulga nossas características e tradições, como a loja de artigos regionais da Shirlei Escobar da Fontoura, localizada no aeroporto Salgado Filho.

Terminal este por onde muitas vezes desembarcou a empreendedora Úrsula Dresch, após morar por um período em Londres. Ao retornar, encontrou adversidades no ramo de eventos com a pandemia e aproveitou o seu perfil empreendedor para criar uma cafeteria que já nasceu no conceito take way, tão atual e necessário nestes tempos.

Por fim, para que a cidade tenha uma rotina e entregue de forma eficiente os serviços esperados pelo cidadão, milhares de servidores públicos dedicam seus dias, como Paulo Roberto Silveira Santos, os guardas municipais Jorge Luis Machado Borges, Leonir Barbosa Strieder e Alex Candido, a gari Scheiane Zanoni e também graças aos voluntários que dedicam tempo e amor por suas causas, como Elenira Martins Pereira, do Coletivo Autônomo Morro da Cruz.

 

 

Elisandra Borba

Andrea Brasil