Prefeitura mantém serviços essenciais no feriado de Navegantes

02/02/2021 08:10
Os órgãos municipais que desempenham serviços essenciais na Capital funcionam em regime de plantão no feriado de Nossa Senhora dos Navegantes, na terça-feira, 2. Confira abaixo:
 
Atendimento 156POA - Atendimento 24 horas, todos os dias da semana (inclusive feriados), para solicitações de serviços, como poda de árvores, iluminação pública, conservação de vias, coleta de lixo, esgoto pluvial, serviços de trânsito, água, esgoto sanitário, denúncia de vandalismo.
 
Para solicitação de vacina contra Covid-19 em domicílio para idosos acamados, com extrema dificuldade de locomoção ou imunossuprimidos com mais de 60 anos,os canais de atendimento são: telefone 156; Site 156Web, com suporte de LiveChat;  Central do Cidadão e e-mail 156poa@portoalegre.rs.gov.br.
 
Limpeza Urbana - O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) trabalha normalmente com todas as coletas durante o feriado: domiciliar, seletiva e de lixo público. As seções operacionais atuam em regime de plantão, com equipes das 7h às 12h e das 13h às 16h. O DMLU atende pelo telefone 156.
 
Transporte - A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informa que em razão do feriado do feriado de Navegantes, o transporte coletivo irá operar com tabela de feriado na Capital. Os passageiros podem consultar os horários atualizados e itinerários do transporte coletivo, em tempo real, na função GPS do app Tri Poa, disponível para smartphones iOS e Android, e também na tabela horária disponível no site da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), neste link.  As equipes do número 118 e de fiscalização permanecem com atendimento 24h.
 
Saúde - Os prontos atendimentos e hospitais do Município - Hospital de Pronto Socorro (HPS) e Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV) - permanecerão abertos 24 horas. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) pode ser acionado pelo telefone 192.
 
A Equipe de Regulação Hospitalar e o plantão de notificação epidemiológica seguem funcionando. Já as unidades de saúde e farmácias distritais não atendem aos finais de semana e feriados. Portanto, estarão fechadas terça-feira, 2, retomando o atendimento na quarta-feira, 3, a partir das 7h ou 8h, conforme planejamento de cada serviço.
 
Pronto-atendimentos 24h:
- PA Cruzeiro do Sul - rua Professor Manoel Lobato, 151, Santa Tereza
- PA Bom Jesus - rua Bom Jesus, 410, Bom Jesus
- PA Lomba do Pinheiro - estrada João de Oliveira Remião, 5120, parada 12, Lomba do Pinheiro
- PA de Saúde Mental IAPI - rua Valentim Vicentini, s/nº - fone: 3289-3456
- UPA Zona Norte Moacyr Scliar - rua Jerônimo Velmonovitz, esquina com avenida Assis Brasil - fone: 3368-1619
 
Hospitais:
- Hospital de Pronto Socorro - Largo Teodoro Herzl, s/nº, bairro Bom Fim
- Hospital Materno Infantil Presidente Vargas - avenida Independência, 661
 
Assistência Social - A Central de Abordagem Social atende 24h pelos telefones 3289-4994 ou pelo 156.
- Abordagem noturna - População adulta, das 19h às 7h - F: 156 / 3289 4994
- Albergue Acolher 2 - Rua 7 de Abril, n º 315, bairro Floresta - F: 3737 2118
- Albergue Dias da Cruz - das 19h às 7h - avenida Azenha, 366. F: 3223 1938
 
Água, esgoto e drenagem - Fone 156, opção 2: atendimento diário, das 7h às 17h para registrar vazamentos de água, extravasamentos de esgoto e pluvial, solicitar serviços operacionais, fazer agendamentos, esclarecer assuntos da área comercial, denunciar ligações clandestinas e outros serviços. Atendimento comercial do Dmae pelos canais digitais também ocorre pelo e-mail dmae@dmae.prefpoa.com.br, app #EUFAÇOPOA e whatsapp 51 99332-8170. Posto Comercial José Montaury reabre na quarta-feira, 3.
 
Trabalho - A unidade do Sine Municipal, na avenida Sepúlveda com a Mauá, fica fechada. O atendimento ao público retorna na quarta-feira, 3, a partir das 8h.
 
Ceic - O Centro Integrado de Comando da Cidade de Porto Alegre (Ceic) opera 24 horas por dia. O videomonitoramento acompanha a mobilidade urbana e a segurança pública, além dos serviços de saúde e limpeza urbana. O Ceic também atua no atendimento a situações de risco e emergência.
 
Guarda Municipal - As equipes da Guarda Municipal atuarão para coibir a realização de aglomerações e festas a partir da noite desta segunda-feira, véspera de feriado. Na terça, as equipes atuam na prevenção de festas religiosas em homenagem à santa, que estão proibidas para evitar aglomerações. A vigilância fixa e motorizada atende ainda postos de saúde, secretarias e prédios municipais, além do plantão, na sede do Ceic. Os agentes também atuam na fiscalização da Covid-19. A Central de Operações da Guarda Municipal atende 24 horas pelo telefone 153.
 
Defesa Civil - A Defesa Civil de Porto Alegre mantém plantão 24 horas no telefone 199 para atendimento de urgências em situação de risco.
 
Conselho Tutelar - Atendimento das 8h às 18h  em regime de plantão centralizado e noturno das 18h às 08h, do dia 3, na rua Giordano Bruno, 335, bairro Rio Branco.
 
Meio Ambiente - A equipe de fiscalização da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) mantém plantão e atende urgências pelo 156 POA.
 
Manejo Arbóreo - A Equipe de Manejo Arbóreo da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSurb) trabalha em regime de plantão e atende demandas de urgências pelo telefone 156 POA.
 
Iluminação Pública - O plantão técnico da IPSul, responsável pela PPP de iluminação pública, atende solicitações de urgências pelo telefone pelo 0800 000 1740 (ligação gratuita).
 
Mercado Público - O Mercado Público terá atendimento parcial nesta terça-feira, 2. Funcionam os seguintes estabelecimentos com porta para rua: restaurante Santa Cruz; restaurante Orlandina; Casa de Carnes Ildo Pozzebom; Estação Pastel; Bomboniere Rio D’Ouro; Sushi do Seninha (somente a noite por tele entrega); Coopeixe; Bar Esporte; lancheira Panamericano ; restaurante Gaúcho e Peixaria DuPorto.
 
Sala do Empreendedor - Não haverá expediente na terça-feira, 2. O atendimento será retomado na quarta-feira, 3, pelo e-mail alvara@portoalegre.rs.gov.br.
 
Procon - Para informações e também registrar reclamações e denúncias, o cidadão pode acessar o Reclamação Procon. O órgão está com os atendimentos presenciais suspensos desde o início da pandemia.
 
Posto de Arrecadação Fiscal - O Posto de Arrecadação Fiscal (PAF) da Procuradoria-Geral do Município (PGM) não terá atendimento nesta terça-feira, 2. O serviço será retomado na quarta através dos canais de atendimento: on-line ou e-mail postofiscal@portoalegre.rs.gov.br. O atendimento presencial deve ser agendado pelos telefones 3289 5036 ou 3289 5037. O PAF funciona no prédio II do Foro Central de Porto Alegre (rua Manoelito de Ornelas, 50, sala 704, bairro Praia de Belas).
 
Escritório de Licenciamento - Não há plantão e agendamento de atendimentos on-line durante o feriado. Os protocolos digitais, no entanto, podem ser consultados normalmente pelo portal de Licenciamento.

Elisandra Borba

Acompanhe a prefeitura nas redes