Previsão de pautas: quarta-feira, 10 de março

10/03/2021 08:28

VACINAÇÃO - Idosos com 78 anos podem receber a primeira dose da vacina contra Covid-19 a partir desta quarta-feira, 10. A Secretaria Municipal de Saúde oferecerá a imunização em 21 unidades de saúde da rede municipal (confira os locais). O atendimento será das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

VACINAÇÃO 2-  Todas as pessoas que receberam a primeira dose da vacina Coronavac em drive-thru podem tomar a segunda dose em qualquer uma das 21 unidades de saúde que estão oferecendo a vacina. Basta comparecer das 8h às 17h, levando identidade, cartão de vacinação recebido na 1ª dose e comprovante de residência em Porto Alegre. É preciso considerar o prazo de 21 a 28 dias a partir da 1ª dose.

CARTÃO SOCIAL - Os beneficiários que receberam o Cartão Social em 2020, e ainda possuem saldo, devem usar os créditos até 31 de julho de 2021. Após esta data, os cartões serão bloqueados.

EMPREGO - O Sine Municipal tem nesta semana 431 vagas disponíveis para quem busca a inserção no mercado de trabalho. O setor da construção civil é o mais aquecido, com 67 vagas para pedreiro, 51 para pintor de alvenaria, 43 para eletricista e 30 para azulejista e gesseiro. O atendimento na unidade da avenida Sepúlveda, esquina com Mauá, é das 8h às 17h, mas a recomendação é que os trabalhadores deem preferência para o agendamento eletrônico.

FARMÁCIAS - A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) dá continuidade ao inventário dos medicamentos nas farmácias distritais da Capital, uma rotina necessária para qualificar a gestão do controle de estoques. Em função disso, os serviços precisarão ser fechados por dois dias em cada estabelecimento, para que os profissionais possam efetuar o trabalho. Terça e quarta-feira, 9 e 10, a Farmácia Distrital Vila dos Comerciários estará fechada ao público. Na semana seguinte, dias 16 e 17, será a vez da Farmácia Distrital Restinga. Nessas datas, a retirada de medicamentos poderá ser feita nas demais farmácias do Município.

BOTA-FORA - O projeto Bota-Fora, promovido pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), realiza o serviço nas comunidades desta quarta-feira, 10, até a sexta-feira, 12, atendendo nove locais. A ação ocorre a partir das 8h. Podem ser descartados resíduos que não são recolhidos pelas coletas regulares, como eletrodomésticos, móveis quebrados, colchões e outros objetos volumosos. Programação por comunidades: quarta-feira, 10, Esperança (Navegantes), Francisco do Prado (Camaquã), Tronco II (Santa Tereza); quinta-feira, 11, Santa Helena (Jardim Carvalho), Pampa (Farrapos); sexta-feira, 12, Vale Verde (Hípica). Júlia (Belém Novo), Coema (Restinga), Lupicínio Rodrigues (Menino Deus).

CASTRAÇÃO - O Gabinete da Causa Animal segue cadastrando interessados em solicitar castração de cães e gatos (machos e fêmeas). Os pedidos devem ser registrados via protocolo exclusivamente pelo telefone 156 da prefeitura. A ação é voltada aos animais de famílias inscritas no Cadastro Único, mediante apresentação do Número de Identificação Social (NIS) ou do Bolsa Família e também a pessoas com atestado de renda familiar de até três salários mínimos (emitido pelo Prefeitura no Bairro).

CULTURA - Começou o período de inscrições para os interessados na proponência de projetos culturais da Secretaria Municipal da Cultura (SMC). O chamamento é aberto para contratação de empresas da área para prestação de serviços de elaboração, formatação e acompanhamento dos projetos, através das leis de incentivo à cultura junto aos Governos Federal e Estadual, além de projetos não incentivados, conforme o calendário de eventos da SMC. O edital foi publicado no Diário Oficial de Porto Alegre. O período de inscrição é de 1º de março de 2021 a 31 de dezembro de 2022. Os documentos poderão ser entregues na sede da Coordenação de Economia Criativa (av. Independência, 453 - Bairro Independência) ou enviados para o e-mail adrianamartins@portoalegre.rs.gov.br.

ATELIER LIVRE - Para fomentar descobertas e experimentações artísticas, mesmo estando com as atividades presenciais suspensas, o Atelier Livre Xico Stockinger está com as inscrições abertas até o dia 15 para mais uma temporada de cursos on-line. As aulas terão início a partir da segunda quinzena de março. Estão disponíveis 15 cursos em diversas modalidades, como pintura, performance, papietagem, desenho, além de aulas teóricas. Entre os professores estão instrutores da instituição e artistas visuais atuantes em Porto Alegre, selecionados no edital realizado pela Secretaria Municipal da Cultura (SMC) em fevereiro de 2020. Veja aqui a relação de cursos do 1º semestre.

PROJETOS SOCIAIS - O Departamento Municipal de Habitação (Demhab) está com edital permanente de credenciamento aberto para organizações sociais civis (Oscs) interessadas em firmar termo de fomento ou acordo de cooperação para projetos sociais a comunidades reassentadas ou de áreas em regularização fundiária. O cadastro ocorre em fluxo contínuo, isto é, não tem prazo final para recebimento de documentação. O edital completo pode ser conferido neste link. Os documentos podem ser enviados pelo email credenciamento.OSC@demhab.com.br A cada dia 5 do mês, sempre que houver novos credenciados, o Demhab publicará os nomes das instituições com cadastro aprovado. Após a publicação, o cadastro terá validade de 12 meses.

BANCO DE LEITE - O Banco de Leite Humano do Hospital Materno-Infantil Presidente Vargas (HMIPV) segue recebendo doações de leite materno. O Ministério da Saúde desenvolveu protocolos que indicam a importância da doação, mesmo em meio à pandemia do novo coronavírus. Podem doar as mães que estão amamentando, com excesso diário de leite (mínimo em torno de 50ml), clinicamente saudáveis e residentes em Porto Alegre. O único impedimento é se a mãe estiver com sintomas gripais ou se caso tenha tido contato com pessoas com esses sintomas. Para fazer a doação, basta entrar em contato com o hospital, que fica na avenida Independência, 661, ou pelo telefone 3289-3334.

 

Elisandra Borba

Acompanhe a prefeitura nas redes