Previsão de pautas: terça-feira, 2 de março

02/03/2021 08:29

VACINA 1- A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ampliou as faixas etárias para imunização contra a Covid-19. Nesta terça-feira, 2, serão vacinados idosos a partir de 81 anos (público estimado em 4.368 pessoas, segundo IBGE). Na quarta e quinta-feira, 3 e 4, a faixa etária baixa para 80 anos (em torno de 5 mil pessoas). E na sexta-feira e sábado, 5 e 6, para os idosos a partir de 79 anos (cerca de 5,2 mil idosos). Sábado, 6, o atendimento será exclusivamente em dois drive-thrus. Confira mais informações aqui.

VACINA 2- Profissionais de saúde de entidades setoriais que receberam a primeira dose da vacina CoronaVac contra a Covid-19 em mutirão no dia 6 de fevereiro devem fazer a segunda dose nesta semana, conforme cronograma por faixa etária estipulado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A vacinação será concentrada nos Centros de Saúde Modelo (rua Jerônimo de Ornelas, 55) e IAPI (rua Três de Abril, 90) das 8h às 17h. Nesta terça, 2, devem se vacinar apenas profissionais de 60 anos ou mais; quarta e quinta-feira, profissionais de 55 anos ou mais; e de sexta-feira em diante, os demais. Para receber a segunda dose, os profissionais deverão apresentar a carteira de vacinação da Covid-19, onde consta o registro da primeira dose, e documento de identificação com CPF. 

COLETA SELETIVA - Já está em funcionamento a busca ativa do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU). Nesta ação, servidores do departamento visitarão os condomínios da Capital e seus responsáveis para oferecer o cadastramento para uma coleta Seletiva diferenciada, com a entrada dos garis nos locais para fazer o recolhimento, evitando assim a necessidade de colocar os resíduos recicláveis no passeio público para a coleta.

FARMÁCIAS DISTRITAIS - A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) dará início, nesta semana, ao inventário dos medicamentos nas farmácias distritais da Capital, rotina necessária para qualificar a gestão do controle de estoques. Em função disso, os serviços precisam fechar por dois dias, para que os profissionais possam efetuar o trabalho. Nos dias 2 e 3, terça e quarta-feira, a Farmácia Distrital Santa Marta, na rua Capitão Montanha, 27, bairro Centro Histórico, estará fechada ao público. Na semana seguinte, dias 9 e 10, será a vez da Farmácia Distrital Vila dos Comerciários. Nessas datas, a retirada de medicamentos pode ser feita nas demais farmácias do município. A população também pode consultar a disponibilidade de medicamentos no link Onde está seu medicamento. Obtenha mais informações aqui.

EMPREGOS - O Sine Municipal tem 543 vagas nesta semana e atende normalmente, das 8h às 17h,  na avenida Sepúlveda, esquina com Mauá. É recomendado o agendamento eletrônico a fim de agilizar e evitar filas. A marcação do atendimento pode ser feita aqui. O destaque da semana é para 50 vagas para azulejistas, 48 para eletricistas e 40 para caixa em comércio. Também haverá entrevistas diretas no Sine Municipal durante toda a semana. 

BOTA-FORA - O projeto Bota-Fora, promovido pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), realiza o serviço nas comunidades desta quarta-feira, 3 até a sexta-feira, 5, atendendo dez locais. A ação ocorre a partir das 8h. Podem ser descartados resíduos que não são recolhidos pelas coletas regulares, como eletrodomésticos, móveis quebrados, colchões e outros objetos volumosos.  A recomendação aos moradores dos locais atendidos é que os materiais sejam disponibilizados em frente às residências na noite anterior, ou até as 7h30 do dia do Bota-Fora. Programação por comunidades: 3/03 – Quarta-feira: Pôr do Sol (Humaitá), Vicente Monteggia (Vila Nova), Tronco I (Santa Tereza), Francisca (Lageado); 4/03 – Quinta-feira: Herdeiros (Agronomia), Beco X (Farrapos) e 5/03 – Sexta-feira: Tio Zeca e Areia (Farrapos), Amizade (Belém Novo), Cooperativa dos Pinheiros (Restinga), Planetário (Santana).

IPTU - Os contribuintes que optaram pelo pagamento parcelado do IPTU 2021 poderão fazê-lo em até dez vezes, com o primeiro vencimento em 8 de março. As guias foram entregues pelo correio na segunda quinzena de fevereiro.  O documento de arrecadação também pode ser acessado no site da prefeitura, mediante informação da inscrição do imóvel, ou solicitado pelo telefone 156, selecionando a opção 4.

VACINÔMETRO - Para garantir a transparência dos dados relacionados ao enfrentamento da pandemia em Porto Alegre, a prefeitura disponibiliza o vacinômetro para acompanhar a evolução da campanha de vacinação contra a Covid-19. O Painel de Monitoramento da Vacinação contra a Covid-19 pode ser acessado por este endereço eletrônico. A ferramenta apresenta a soma de doses da Coronavac registradas no sistema de informações, público-alvo das fases da campanha, porcentagem do público-alvo vacinado para a fase atual da campanha e gráficos com doses administradas diariamente e registradas, além de número acumulado de doses administradas. 

CULTURA - Começou nesta segunda-feira, 1º, o período de inscrições para os interessados na proponência de projetos culturais da Secretaria Municipal da Cultura (SMC). O chamamento é aberto para contratação de empresas da área para prestação de serviços de elaboração, formatação e acompanhamento dos projetos, através das leis de incentivo à cultura junto aos Governos Federal e Estadual, além de projetos não incentivados, conforme o calendário de eventos da SMC. O edital foi publicado no Diário Oficial de Porto Alegre. O período de inscrição é de 1º de março de 2021 a 31 de dezembro de 2022. Os documentos poderão ser entregues na sede da Coordenação de Economia Criativa (av. Independência, 453 - Bairro Independência) ou enviados para o e-mail adrianamartins@portoalegre.rs.gov.br.

ATELIER LIVRE - O Atelier Livre Xico Stockinger tem inscrições abertas para mais uma temporada de cursos on-line. As aulas terão início a partir da segunda quinzena de março. Estão disponíveis 15 cursos em diversas modalidades, como pintura, performance, papietagem, desenho, além de aulas teóricas. Entre os professores estão instrutores da instituição e artistas visuais atuantes em Porto Alegre, selecionados no edital realizado pela Secretaria Municipal da Cultura (SMC) em fevereiro de 2020.  Veja aqui a relação de cursos do 1º semestre.

POVO NEGRO - As inscrições ao preenchimento das vagas de conselheiros, representantes da sociedade civil, no Conselho Municipal do Povo Negro (CNegro) terminam em 5 de março. São 13 vagas a serem preenchidas para exercício até 2022, de titulares e suplentes. Podem se inscrever entidades da sociedade civil, de âmbito municipal, desde que estejam legalmente constituídas (há pelo menos um ano) e comprovem a atuação na defesa dos direitos do povo negro. A documentação, junto com a solicitação de cadastramento e habilitação, deverá ser dirigida à Unidade de Direitos de Promoção da Igualdade Racial, situada à rua dos Andradas, 1643, 4 º andar, sala 402, Centro Histórico, Porto Alegre, CEP 90020-007. Veja o edital completo

PROJETOS SOCIAIS - O Departamento Municipal de Habitação (Demhab) está com edital permanente de credenciamento aberto para organizações sociais civis (Oscs) interessadas em firmar termo de fomento ou acordo de cooperação para projetos sociais a comunidades reassentadas ou de áreas em regularização fundiária. O cadastro ocorre em fluxo contínuo,  isto é, não tem prazo final para recebimento de documentação. O edital completo pode ser conferido neste link. Os documentos podem ser enviados pelo email credenciamento.OSC@demhab.com.br  A cada dia 5 do mês, sempre que houver novos credenciados, o Demhab publicará os nomes das instituições com cadastro aprovado. Após a publicação, o cadastro terá validade de 12 meses.

BANCO DE LEITE - O Banco de Leite Humano do Hospital Materno-Infantil Presidente Vargas (HMIPV) segue recebendo doações de leite materno. O Ministério da Saúde desenvolveu protocolos que indicam a importância da doação, mesmo em meio à pandemia do novo coronavírus. Podem doar as mães que estão amamentando, com excesso diário de leite (mínimo em torno de 50ml), clinicamente saudáveis e residentes em Porto Alegre. O único impedimento é se a mãe estiver com sintomas gripais ou se caso tenha tido contato com pessoas com esses sintomas. Para fazer a doação, basta entrar em contato com o hospital, que fica na avenida Independência, 661, ou pelo telefone 3289-3334.

Elisandra Borba

Acompanhe a prefeitura nas redes