Programação especial celebra os 251 anos de Porto Alegre

24/03/2023 08:46
Alex Rocha / PMPA
BAILE DA CIDADE
Baile da Cidade terá atrações musicais e serviços para a população na Redenção neste domingo, 26

selo 251 anosDiversas atrações estão programadas para celebrar os 251 anos de Porto Alegre, em 26 de março. Destaque para o tradicional Baile da Cidade, que acontecerá no domingo, 26, na Redenção, com atrações musicais e serviços para a população. Eventos como a entrega da Medalha da Cidade, o Prêmio de Inovação e a Corrida de Aniversário de Porto Alegre estão na agenda, além de atrações culturais. Veja abaixo:

Baile da Cidade - O evento irá valorizar atrações representativas da diversidade cultural da capital dos gaúchos. DJs, hip hop, rap, tradicionalismo, rock e muito samba prometem animar o Baile da Cidade, que começa a partir das 18h, junto ao espelho d´água. A apresentação será de Edson Polako (Rádio 104 FM) e Jota Crom (Rádio Pampa).

A abertura terá show de hip hop e rap do projeto Icea Malvina, do Morro Santa Tereza, com foco na criação da poesia, improviso e musicalidade. Na sequência, às 18h30, o grupo de danças tradicionais e de baile do CTG Gildo de Freitas irá apresentar uma coreografia especial dedicada a Porto Alegre.

Às 19h, o DJ Capú assume o som e, a partir das 20h, tem início a apresentação da Escola Campeã do Carnaval de 2023, Estado Maior da Restinga.  Logo depois, às 21h, entra em cena o espetáculo circense Asas de um Sonho. A montagem resgata a potência imaginativa dos sonhos, com uma experiência de precisão e encanto junto aos figurinos, maquiagens, cenários, malabares e técnicas aéreas. 

Principal atração musical da noite, a banda Comunidade Nin-Jitsu, se apresenta às 22h. Por fim, sets do DJ Cabeção encerram o baile, a partir das 23h15.

Baile da Cidade – Programação
18h - Icea Malvina (hip hop e rap)
18h30 - CTG Gildo de Freitas
19h - DJ Capú (Rádio Mix FM)
20h - Estado Maior da Restinga (vencedora do Carnaval de POA 2023)
21h - Espetáculo Asas de Um Sonho
22h - Comunidade Nin-Jitsu
23h15 - DJ Cabeção

Serviços – A partir da manhã de domingo, 26, o Parque Farroupilha terá diversos serviços à disposição do público:

Água e esgotos - O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) leva o painel sensorial para demonstração e também uma caixa transparente com lixo retirado do Arroio Ipiranga. Também será feita oferecida troca de sacolas plásticas e garrafas plásticas por sacolas recicláveis.

Mobilidade - A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) estará no parque com atividades de educação para o trânsito. Entre elas, óculos simuladores de substâncias tóxicas e ações intergeracionais, colocando o jovem sob a ótica do idoso.

Causa Animal – Além da presença do Castramóvel, que poderá ser visitado pelo público, o Gabinete da Causa Animal realizará uma pequena feira de adoção de animais.

Guarda Municipal - Levará para o parque brinquedos infláveis e piscinas de bolinha entre outros atrativos para as crianças, além da unidade móvel da Guarda.

Limpeza - O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) estará com suas maquetes demonstrativas dos tipos de lixos, com os impactos ao meio ambiente, além de garrafas gigantes coletoras de plásticos para destinação de resíduos.

Energia elétrica – A CEEE Equatorial participará do evento com cadastro de tarifa social, troca de lâmpadas, negociações, cadastro para cursos profissionalizantes, sorteio de geladeiras e brindes.

Saúde – Unidade móvel irá aplicar vacina bivalente contra a Covid-19 em idosos. Também haverá uma tenda especial do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas.

Oficinas – De plantas medicinais e distribuição de folders para a comunidade, além de oficina de práticas integrativas e complementares em saúde (oferta de Reiki, aurículoterapia, yoga e aferição de sinais vitais).

Outras atividades

Medalha Cidade de Porto Alegre – A cerimônia acontecerá na sexta-feira, 24, a partir das 20h, no Farol Santander. A medalha foi instituída pelo decreto municipal 6.202, de 25 de novembro de 1977. Concebida pelo artista plástico Nelson Jungbluth, traz em sua arte motivos ligados aos valores da pessoa e da natureza.

Prêmio Inovação Porto Alegre - Os cinco vencedores do Prêmio Inovação Porto Alegre serão conhecidos no dia 27 de março, às 17h, no Espaço Multiverso do Cais Embarcadero. Entre os mais de 300 inscritos, 20 destaques do ano de 2022 foram selecionados por uma comissão julgadora. Também será entregue uma comenda a até três personalidades ou instituições de relevância na trajetória de inovação da Capital.

19ª Corrida de Aniversário de Porto Alegre – Acontece no domingo, 26, a partir das 8h, com largada e chegada no Largo Glênio Peres, Centro Histórico. As inscrições podem ser realizadas no site www.sesc-rs.com.br ou em uma unidade do Sesc no Estado até as 18h desta quarta-feira, 22, ou quando atingir 1.000 atletas inscritos. Mais informações aqui.

Feira do Peixe - Neste domingo, 26, será lançada a 243ª Feira do Peixe de Porto Alegre, parte da programação do aniversário da Capital. A solenidade ocorre às 12h na Colônia Z5 dos Pescadores, na Ilha da Pintada (av. Nossa Senhora da Boa Viagem, 1916). A programação terá início às 10h, com a missa em homenagem aos pescadores. Haverá também concurso de pesca infantil, feira de quitutes e artesanato local e desfile das candidatas à rainha da Feira do Peixe, que serão premiadas durante o lançamento. A solenidade se encerra às 13h, dando início aos shows culturais com teatro, entre outros.

Viva o Centro a Pé – Neste sábado, 25, a partir das 10h, acontece mais uma edição da caminhada orientada Viva o Centro a Pé. A orientação é do professor de escultura do Atelier Livre, José Francisco Alves, para conhecimento da história, contexto e significado de obras de arte em praças e fachadas de edifícios do Centro Histórico. O encontro será às 10h, na Praça da Matriz, no monumento Júlio de Castilhos. Depois seguirá pela rua da ladeira, rua da Praia e terá o encerramento na Praça da Alfândega.

Luz da memória - O projeto À Luz da Memória: Patrimônio em Evidência promove no domingo, 26, e na segunda feira, 27, um espetáculo projetado na fachada do Memorial do Rio Grande do Sul, na rua Sete de Setembro, 1020, Centro Histórico. O objetivo é valorizar o patrimônio, criando narrativas que se comuniquem de maneira lúdica e informativa com a herança cultural da cidade.

Exposição de orquídeas – A partir da quinta-feira, 23, uma nova edição da exposição de orquídeas poderá ser visitada no Mercado Público. Além de 200 espécies diferentes da flor, haverá cursos, palestras gratuitas à disposição dos visitantes e competição de orquídeas entre os produtores. Estima-se que, em Porto Alegre, sejam cultivadas comercialmente 400 mil orquídeas.  

 

Cristiano Vieira

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes