Público e escritores produzem livro digital na 65ª Feira do Livro

06/11/2019 08:32
Alex Rocha/PMPA
CULTURA
Projeto será obra conjunta de visitantes da feira e dez autores gaúchos

Visitantes anônimos da 65ª Feira do Livro vão dividir a autoria de um livro digital com alguns dos mais importantes escritores gaúchos. Essa é a proposta do projeto “Conte um conto, aumente um ponto”, criado em parceria pelas secretarias municipais de Cultura e de Comunicação de Porto Alegre. Os textos vão compor um ebook, de autoria compartilhada por todos os coautores participantes do projeto. A primeira oportunidade de contribuir com os contos será nesta quarta-feira, 6. 

De acordo com o coordenador de Literatura e Humanidades da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), Sergius Gonzaga, os escritos serão disponibilizados na página do projeto no Facebook, onde os visitantes poderão escolher o conto que mais lhe inspirou e então escrever sua contribuição para continuar a estória, entregando-a no estande da prefeitura até sábado, 16. No local, haverá um editor para receber os textos e orientar os participantes de quarta a sábado, das 14h às 19h. 

Os contos serão iniciados por dez escritores consagrados. O time que dará início às estórias é composto pelos escritores Marô Barbieri, patrona desta edição da Feira do Livro; Cíntia Moscovich; Ana Mottin; Jane Tutikian; Roberta Flores Pedroso; Alcy Cheuiche; Juremir Machado da Silva; David Coimbra; José Francisco Botelho e Tabajara Ruas. 

Para o secretário municipal de Cultura, Luciano Alabarse, a interação entre escritores e o público é alma da Feira do Livro, que proporciona a conexão entre o criador e o leitor. “Essa atividade que estamos trazendo vai transformar os papéis: o leitor vai virar escritor e terá a chance de participar da construção de uma linda história”, explica. 

O secretário municipal de Comunicação, Orestes de Andrade Jr., aposta no poder da cocriação para inventar estórias extraordinárias. “As melhores estórias são as que escrevemos juntos”, destaca.  Para ele, aproximar público e escritores é mais uma forma de incentivar a leitura e o conhecimento.  A iniciativa tem o apoio da Center Shop.

Conheça os autores participantes do projeto “Conte um conto, aumente um ponto”:

- Marô Barbieri: Patrona da 65ª Feira do Livro. Escritora, professora, contadora de histórias, autora de 27 livros, integrante da Academia Riograndense de Letras e madrinha da biblioteca da Escola Municipal de Educação Infantil Vila Nova São Carlos.

- Cíntia Moscovich: Escritora, jornalista e mestre em Teoria Literária, foi patrona da Feira do Livro em 2016. Recebeu o Prêmio Açorianos de Literatura em 1999; conquistou o primeiro lugar no Concurso de Contos Guimarães Rosa, instituído pelo Departamento de Línguas Ibéricas da Radio France Internationale, de Paris; e recebeu o terceiro lugar em contos no prêmio Jabuti em 2004.

- Ana Mariano Mottin: escritora, poeta e advogada. Foi finalista do Prêmio Açorianos de Literatura em 2007 e também do Prêmio São Paulo de Literatura na categoria melhor livro do ano - Autor Estreante. Como escritora, integra diversas antologias de contos e poesias editadas em todo o país.

- Jane Tutikian: pós-doutora em Literatura e membro da Academia Rio-Grandense de Letras, foi patrona da 57ª Feira do Livro de Porto Alegre, em 2011. Recebeu o Prêmio Jabuti em 1984 e o Açorianos de Literatura em 2001. É autora de contos, ensaios, novelas e de literatura infantojuvenil.

- Roberta Flores Pedroso: professora, mestra em Literatura Brasileira pela Ufrgs.

- Alcy Cheuiche: escritor, autor de romances históricos, poesias, crônicas e teatro. Em 2006 foi escolhido patrono da 52ª Feira do Livro de Porto Alegre. É membro vitalício da Academia Rio-Grandense de Letras e sócio fundador da Associação Gaúcha de Escritores.

- Juremir Machado da Silva: escritor, tradutor, jornalista, radialista e professor universitário. Ganhador de vários prêmios nacionais e internacionais, é formado em Jornalismo e em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e doutor em Sociologia pela Universidade de Paris V: René Descartes.

- José Francisco Botelho: jornalista e tradutor, mestre em Letras pela UFRGS, finalista do Prêmio Açorianos de Literatura em 2012 e indicado ao prêmio Jabuti.

- David Coimbra: jornalista, radialista, escritor e cronista do jornal Zero Hora.

- Tabajara Ruas: escritor e cineasta. Em 1999, com Beto Souza, roteirizou e dirigiu o longa-metragem “Netto perde sua alma”, baseado em seu livro homônimo.

Serviço:
Confira aqui o projeto “Conte um conto, aumente um ponto”, criado pela Prefeitura de Porto Alegre na 65ª Feira do Livro
Entrega de contribuições: estande da Prefeitura Municipal de Porto Alegre na 65ª Feira do Livro
Data: de 6 a 9/11 e de 13 a 16/11
Horário: 14h às 19h
Apoio: Center Shop

 

Vanessa Sampaio

Taís Dimer Dihl

Acompanhe a prefeitura nas redes