Serviços essenciais da prefeitura funcionam no feriado de Navegantes

02/02/2022 08:07

Os órgãos municipais que desempenham serviços essenciais na Capital funcionam em regime de plantão no feriado de Nossa Senhora dos Navegantes, nesta quarta-feira, 2. Confira abaixo:

Atendimento 156+POA - Atendimento 24 horas, todos os dias da semana (inclusive feriados), para solicitações de serviços, como poda de árvores, iluminação pública, conservação de vias, coleta de lixo, esgoto pluvial, serviços de trânsito, água, esgoto sanitário, denúncias de vandalismo.

Limpeza Urbana - O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) trabalhará normalmente com todas as coletas durante o feriado: domiciliar, seletiva e de lixo público. As seções operacionais atuam em regime de plantão, com equipes das 7h às 12h e das 13h às 16h. O DMLU atende pelo telefone 156.

Trânsito e transporte  -  A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informa que nesta quarta-feira, 2, será passe livre nos ônibus da Capital. Para orientar os fiéis durante a visitação à Igreja Nossa Senhora dos Navegantes, agentes estarão no local. Das 7h às 20h, a avenida Sertório será bloqueada entre  Voluntários da Pátria e Santos Pedroso. O acesso à Ponte do Guaíba permanecerá liberado nos dois sentidos. As equipes do atendimento ao cidadão 156 ou 118, e de fiscalização, permanecem com atendimento 24h.

Saúde -   Os prontos atendimentos e hospitais do município permanecerão abertos 24 horas para atender a população. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) pode ser acionado pelo telefone 192. A Equipe de Regulação Hospitalar e o plantão de notificação epidemiológica seguem funcionando. As unidades de saúde e farmácias distritais não funcionam no feriado de quarta-feira, 2, retomando o atendimento na quinta-feira, 3.

No caso da vacinação contra Covid-19, os pontos e horários de quarta, 2, serão divulgados posteriormente pela Secretaria Municipal de Saúde.

Pronto-atendimentos 24h e hospitais:

- PA Cruzeiro do Sul (rua Professor Manoel Lobato, 151, Santa Tereza)
- PA Bom Jesus (rua Bom Jesus, 410, Bom Jesus)
- PA Lomba do Pinheiro (Estrada João de Oliveira Remião, 5120, parada 12, Lomba do Pinheiro)
- PA de Saúde Mental IAPI (rua Valentim Vicentini, s/nº - fone: 3289-3456)
- UPA Zona Norte Moacyr Scliar (rua Jerônimo Velmonovitz, esquina com avenida Assis Brasil - fone: 3368-1619)
- Hospital de Pronto Socorro (Largo Teodoro Herzl, s/nº, bairro Bom Fim)
- Hospital Materno Infantil Presidente Vargas - emergências obstétrica e pediátrica (avenida Independência, 661)

Água, esgoto e drenagem  - Fone 156, opção 2: atendimento diário 24h por dia para registrar vazamentos de água, extravasamentos de esgoto cloacal e pluvial e solicitar serviços operacionais. Atendimento do Dmae ocorre também pelo app 156+POA. Para solicitação de serviços da área comercial nos postos de atendimento da rua José Montaury e da avenida Cristiano Fischer, 2.402, é necessário agendar dia e horário via site  agendadmae.portoalegre.rs.gov.br . Os atendimentos presenciais via agendamento retornam no dia 3 e são referentes à revisão de consumo, alteração de titularidade, benefício por vazamentos, ligações de água, desligamento, deslocamento de quadro e negociação de débitos.

Assistência Social - Atendimento 24h pelos telefones (51) 3289 4994 ou pelo 156 opção 7 na Central de Abordagem.

Ceic - O Centro Integrado de Comando da Cidade de Porto Alegre (Ceic) opera 24 horas por dia. O videomonitoramento acompanha a mobilidade urbana e a segurança pública, além dos serviços de saúde e limpeza urbana. O Ceic também atua no atendimento a situações de risco e emergência.

Guarda Municipal - As equipes estarão em parques e praças, além da fiscalização de aglomerações e festas clandestinas. A vigilância fixa e motorizada atende postos de saúde, secretarias e prédios municipais. A Central de Operações da GM atende 24 horas pelo telefone 153 e 156.

Defesa Civil - A Defesa Civil de Porto Alegre mantém plantão 24 horas no telefone 199 para atendimento de urgências em situação de risco.

Trabalho - A unidade do Sine Municipal, na avenida Sepúlveda com a Mauá, estará fechada nesta quarta-feira, 2. O atendimento ao público retorna na quinta-feira, 3, a partir das 8h.

Conselho Tutelar - No dia 2, atendimento das 8h às 18h em regime de plantão centralizado e noturno das 18h às 8h, na rua  Fernando Machado, 657 - Centro

Meio Ambiente - A equipe de fiscalização da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) mantém plantão e atende urgências pelo 156 +POA.

Manejo Arbóreo - A Equipe de Manejo Arbóreo da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSurb) trabalha em regime de plantão e atende demandas de urgências pelo telefone 156 POA.

Iluminação Pública - O plantão técnico da IPSul, responsável pela PPP de iluminação pública, atende solicitações de urgências pelo telefone pelo 0800 000 1740.

Sala do Empreendedor - Sem atendimento na quarta-feira, 2.

Posto de Arrecadação Fiscal - Na quarta-feira, 2, não haverá atendimento.

Loja de Atendimento da Fazenda - Não funcionará na quarta-feira, 2. A Secretaria Municipal da Fazenda recomenda o contato pelo Portal de Serviços para solicitar qualquer serviço sem precisar se deslocar até o atendimento presencial.

Centro de Informações Turísticas (CIT) – Das 9h às 18h, na sala 99 do Mercado Público.

 

 

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes