Empresas recebem certificados na comemoração do primeiro ano do Programa Creative
Oito empresas receberam certificados pela participação no Programa Creative, que está comemorando um ano de atividades desde sua implantação pela prefeitura. Um evento, na manhã desta quarta-feira, 15, no Instituto Caldeira, marcou a entrega.
Coordenado pela Secretaria Municipal de Inovação, em parceria com as secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico e Turismo e da Fazenda, visa atrair empresas, gerar emprego e renda, por meio do incentivo ao desenvolvimento de setores estratégicos de alta tecnologia na Capital.
O Creative prevê a redução da alíquota de Imposto sobre Serviços (ISS) de 5% para 2% para empresas de base tecnológica e instituições de ciência e tecnologia nas atividades relativas ao projeto de inovação. Duas das empresas certificadas nesta manhã, a MDS Cursos e Concursos e a Algetec, são de fora de Porto Alegre.
O prefeito Sebastião Melo lembrou que medidas importantes foram implementadas para Porto Alegre criar um ambiente forte de inovação. A principal delas é a redução de 2% no ISS para estimular a criação ou crescimento de startups.
"Os desafios são enormes, mas assim como os problemas estão nas cidades, as soluções também estão aqui. Esta sintonia entre prefeitura, universidades e iniciativa privada é fundamental para a mudança cultural e atração de investimentos que nossa Capital precisa para se desenvolver" - Prefeito Sebastião Melo.
O vice-prefeito Ricardo Gomes disse estar certo de que o Creative é um dos pilares do futuro desenvolvimento da cidade. “Vamos fazer com que Porto Alegre seja o melhor ambiente para investimentos e negócios no Brasil e na América Latina”, afirmou.
O secretário municipal de Inovação, Luiz Carlos Pinto da Silva Filho, salientou os objetivos do programa, que são fomentar o desenvolvimento tecnológico, difundir a cultura do conhecimento e estimular a inovação em setores estratégicos de alta tecnologia de Porto Alegre. “Agradeço a todos que aderiram ao programa, fortaleceram o ecossistema local e agora convidamos outras empresas para integrarem o Creative”, disse.
Desenvolvimento - O secretário municipal da Fazenda, Rodrigo Fantinel, afirmou que o programa irá contribuir para o desenvolvimento da cidade o que, consequentemente, levará a uma maior arrecadação fiscal. “A Fazenda existe para arrecadar, mas também para que a cidade se desenvolva, e, a partir disto, arrecade”, explicou.
Falando em nome dos empresários que receberam o certificado, Renato Veisman, do Grupo A, disse que quando vieram para Porto Alegre sentiam um ambiente hostil para fazer negócios. “Nos sentimos bem-vindos e o Creative foi o responsável por isso”, comentou. O Ceo da Delta Global, Nicolas Galvão, elogiou a seriedade da prefeitura. “Não adianta buscar resultados diferentes fazendo a mesma coisa”, completou.
Empresas certificadas: Algetec Tecnologia Indústria e Comércio Ltda; Apoia Serviços de Portal e Intermediação de Negócios Ltda.; Artmed Panamericana Editora AS; Besouro Agência de Fomento Social Ltda; Grupo A Educação AS; MDS Cursos e Concursos Ltda; SPOT Produções Ltda e UHUU.com Tecnologia Ltda.
Empresas que participam do programa:
Algetec Tecnologia Indústria e Comércio Ltda
Juntos Somos +
Grupo A Educação
Delta Global Serviços e Tecnologia
Wow Aceleradora de Startup
UHUU.com Tecnologia
Apoia Serviços de Portal e Intermediação de Negócios
Besouro Agência de Fomento Social
Artmed Panamericana Editora
MDS Cursos e Concursos
Spot Produções
Lissandra Mendonça