Empresas recebem certificados na comemoração do primeiro ano do Programa Creative

15/06/2022 16:37
Alex Rocha/PMPA
EXECUTIVO
Evento ocorreu no Instituto Caldeira nesta quarta-feira

Oito empresas receberam certificados pela participação no Programa Creative, que está comemorando um ano de atividades desde sua implantação pela prefeitura. Um evento, na manhã desta quarta-feira, 15, no Instituto Caldeira, marcou a entrega.

Coordenado pela Secretaria Municipal de Inovação, em parceria com as secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico e Turismo e da Fazenda, visa atrair empresas, gerar emprego e renda, por meio do incentivo ao desenvolvimento de setores estratégicos de alta tecnologia na Capital.

O Creative prevê a redução da alíquota de Imposto sobre Serviços (ISS) de 5% para 2% para empresas de base tecnológica e instituições de ciência e tecnologia nas atividades relativas ao projeto de inovação. Duas das empresas certificadas nesta manhã, a MDS Cursos e Concursos e a Algetec, são de fora de Porto Alegre.

O prefeito Sebastião Melo lembrou que medidas importantes foram implementadas para Porto Alegre criar um ambiente forte de inovação. A principal delas é a redução de 2% no ISS para estimular a criação ou crescimento de startups.

"Os desafios são enormes, mas assim como os problemas estão nas cidades, as soluções também estão aqui. Esta sintonia entre prefeitura, universidades e iniciativa privada é fundamental para a mudança cultural e atração de investimentos que nossa Capital precisa para se desenvolver" - Prefeito Sebastião Melo.

O vice-prefeito Ricardo Gomes disse estar certo de que o Creative é um dos pilares do futuro desenvolvimento da cidade. “Vamos fazer com que Porto Alegre seja o melhor ambiente para investimentos e negócios no Brasil e na América Latina”, afirmou.

O secretário municipal de Inovação, Luiz Carlos Pinto da Silva Filho, salientou os objetivos do programa, que são fomentar o desenvolvimento tecnológico, difundir a cultura do conhecimento e estimular a inovação em setores estratégicos de alta tecnologia de Porto Alegre. “Agradeço a todos que aderiram ao programa, fortaleceram o ecossistema local e agora convidamos outras empresas para integrarem o Creative”, disse.

Desenvolvimento - O secretário municipal da Fazenda, Rodrigo Fantinel, afirmou que o programa irá contribuir para o desenvolvimento da cidade o que, consequentemente, levará a uma maior arrecadação fiscal. “A Fazenda existe para arrecadar, mas também para que a cidade se desenvolva, e, a partir disto, arrecade”, explicou.

Falando em nome dos empresários que receberam o certificado, Renato Veisman, do Grupo A, disse que quando vieram para Porto Alegre sentiam um ambiente hostil para fazer negócios. “Nos sentimos bem-vindos e o Creative foi o responsável por isso”, comentou. O Ceo da Delta Global, Nicolas Galvão, elogiou a seriedade da prefeitura. “Não adianta buscar resultados diferentes fazendo a mesma coisa”, completou.

Empresas certificadas: Algetec Tecnologia Indústria e Comércio Ltda; Apoia Serviços de Portal e Intermediação de Negócios Ltda.; Artmed Panamericana Editora AS; Besouro Agência de Fomento Social Ltda; Grupo A Educação AS; MDS Cursos e Concursos Ltda; SPOT Produções Ltda e UHUU.com Tecnologia Ltda.

Empresas que participam do programa:
Algetec Tecnologia Indústria e Comércio Ltda
Juntos Somos +
Grupo A Educação
Delta Global Serviços e Tecnologia
Wow Aceleradora de Startup
UHUU.com Tecnologia
Apoia Serviços de Portal e Intermediação de Negócios
Besouro Agência de Fomento Social
Artmed Panamericana Editora
MDS Cursos e Concursos

Spot Produções 

Ivani Schutz

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes