Fórum de Inovação promove a integração com municípios da Região Metropolitana

23/06/2022 12:28
Divulgação / GRANPAL
EXECUTIVO
Foram debatidas possibilidades de interações entre os 19 municípios da Região Metropolitana que integram o Fórum

O primeiro encontro do Fórum da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal), lançado no South Summit, foi realizado na terça-feira, 21, no Instituto Caldeira. Foram debatidas possibilidades de interações entre os 19 municípios da Região Metropolitana que integram o Fórum, composto pelos gestores envolvidos com inovação das cidades. O grupo busca compartilhar experiências, fomentar ações conjuntas e promover uma maior interação na divulgação da região e na atração de investimentos.

Durante o South Summit Brasil, o Fórum de Inovação apresentou o primeiro Panorama de Inovação da Região Metropolitana, com o perfil de cada uma das cidades da Granpal e também um mapa dos atores de inovação metropolitanos. Houve a constituição oficial da entidade.

Na reunião desta semana, o secretário municipal de Inovação, Luiz Carlos Pinto da Silva Filho, foi convidado a liderar o Fórum. Luiz Carlos apresentou um resumo da estratégia de inovação de Porto Alegre, destacando possíveis interações com os demais municípios. “Fizemos ainda um balanço da participação da Granpal no South Summit e iniciamos um planejamento de ações a serem impulsionadas. Entre elas, um interesse comum na assinatura de um acordo para compartilhamento de experiências de Living Lab em toda região metropolitana”, explicou. Trata-se de um laboratório vivo que fomenta o ecossistema de inovação.

O Fórum promoverá reuniões periódicas entre gestores municipais para avançar nas agendas de colaboração e planejar a atuação conjunta no South Summit 2022, envolvendo os prefeitos. Estiveram presentes ao encontro a secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia de Gravataí, Selma Fraga; secretária de Desenvolvimento Econômico de Novo Hamburgo, Paraskevi Bessa-Rodrigues; diretor de Inovação de Santo Antônio da Patrulha, Kassiano Fraga; secretária de Indústria e Comércio de Sapucaia do Sul, Elisangela Fernandes; secretário e adjunto de Inovação de São Leopoldo, Nelsinho Metalúrgico e Mário Rosito; coordenador GID de Viamão, Túlio de Souza; coordenador Administrativo e Financeiro do Consórcio Metropolitano (CM Granpal), Júlio Dorneles; e o assessor técnico, Jader Rodrigues.

Ivani Schutz

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes