Gabinete de Inovação destaca interoperabilidade de dados na saúde em Porto Alegre
O Gabinete da Inovação da Prefeitura de Porto Alegre participou do painel Health Meeting na tarde desta quarta-feira, 22. Realizado no anfiteatro do prédio 11 da PUCRS, o evento discutiu a interoperabilidade de dados na saúde.Â
"A interoperabilidade de dados é fundamental para permitir que os profissionais acessem e compartilhem informações de pacientes de forma segura e eficaz, contribuindo para uma saúde mais integrada e eficiente", destacou o secretário Luiz Carlos Pinto. O encontro contou com a presença de representantes de instituições de saúde de Porto Alegre, incluindo Hospital Ernesto Dornelles, Hospital São Lucas da PUCRS, Hospital Mãe de Deus, Unimed Porto Alegre e startup Sisqualis, que ampara a arquitetura tecnológica do projeto.
Também é articulada pelo Pacto Alegre, a iniciativa reforça o compromisso da prefeitura em apoiar o desenvolvimento de soluções inovadoras que melhorem a saúde e a qualidade de vida das pessoas.Â
Lei - A Lei de Interoperabilidade de Dados em Porto Alegre é uma iniciativa importante para melhorar a eficiência e a qualidade dos serviços de saúde na cidade. Define o uso do CPF como identificador nos bancos de dados de hospitais, clÃnicas e laboratórios, entre outras deliberações.
A iniciativa é resultado de uma ação conjunta entre o Gabinete da Inovação da Prefeitura de Porto Alegre e o Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (Cremers).
A lei é um passo importante para a implementação da saúde digital em Porto Alegre e visa melhorar a atenção ao paciente e a gestão dos serviços de saúde. Clique aqui para mais informações sobre a lei e sua implementação.
Tatiana Bandeira