Porto Alegre integra debate sobre transformação digital e planejamento tecnológico

25/08/2025 10:11

Porto Alegre reforçou, em evento nacional, o uso do Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI) como ferramenta estratégica para a transformação digital dos municípios e a melhoria dos serviços públicos.

O posicionamento foi apresentado no webinário InovAção: PDTI como instrumento estratégico local, realizado na quarta-feira, 20, no primeiro episódio da websérie promovida pelo Fórum Inova Cidades, da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP).

Representando a capital gaúcha, o secretário municipal de Inovação, Luiz Carlos, que também ocupa a vice-presidência do Fórum, destacou que Porto Alegre tem sido referência em iniciativas de governo digital e planejamento orientado por dados.

“O PDTI precisa deixar de ser um documento técnico engavetado e se consolidar como o guia da transformação digital dos municípios. Planejar com base em dados, com foco em resultados e participação social, é o caminho para entregar serviços públicos mais inteligentes e eficientes”, afirmou.

Durante o evento, também foi apresentada a GeoReDUS, plataforma gratuita de dados georreferenciados que apoia a formulação de políticas públicas baseadas em evidências, e lançada a cartilha “Como implementar um Plano Diretor de Tecnologia da Informação”, elaborada por um grupo técnico formado por representantes de diversos municípios.

Além de Porto Alegre, participaram do debate a prefeita de Olinda (PE) e vice-presidente de Hub de Inovação da FNP, Mirella Almeida, que relatou a experiência de uma cidade histórica na elaboração do PDTI; e o presidente do Iplan Maceió (AL) e do Fórum Inova Cidades, Antonio Carvalho, que apresentou desafios técnicos e estruturais da transformação digital no Brasil.

 

Ocimar Pereira

Cristiano Vieira