Prefeitura apoia evento que debaterá iniciativas para cidades inteligentes

11/05/2021 08:48
Cesar Lopes / PMPA
Serviços Urbanos
Porto Alegre já foi reconhecida com o prêmio InovaCidade pelo projeto de cercamento eletrônico

O Connected Smart Cities & Mobility, iniciativa da Necta, apoiada pela Prefeitura de Porto Alegre através do seu Gabinete da Inovação, realiza o Encontro Regional Porto Alegre para debater sobre as iniciativas tecnológicas no contexto da capital gaúcha. O evento on-line, nesta terça-feira, às 9h, terá presença do secretário municipal do Gabinete da Inovação, José Fernando de Mattos, além de representantes da Secretaria Municipal de Planejamento e Assuntos Estratégicos.

A programação do encontro conta com a apresentação dos destaques da cidade no ranking Connected Smart Cities, que compreende 70 indicadores segmentados em 11 eixos temáticos: mobilidade, urbanismo, meio ambiente, educação, saúde, segurança, energia, empreendedorismo, tecnologia e inovação, governança e economia e adapta os principais estudos internacionais e a ISO 37.122, referente a indicadores para cidades inteligentes.

A convite do Gabinete da Inovação, também participam como painelistas o coordenador do Núcleo de Estudos em Inovação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (NITEC-UFRGS), Paulo Zawislak; Fabiano Hessel, pesquisador na área de Internet das Coisas (IoT) e Cidades Inteligentes da PUCRS; Benamy Turkienicz, professor titular do Departamento de Arquitetura da UFRGS e idealizador do projeto Master Plan, do Quarto Distrito de Porto Alegre; e Luiz Carlos da Silva Pinto, coordenador de inovação do Pacto Alegre e da UFRGS.

A programação completa do evento está disponível neste link. A edição faz parte da agenda de eventos regionais da plataforma, em 2021, em todas as capitais do País,  contemplando 27 ações, entre fevereiro e agosto.

Em 2019, Porto Alegre já foi reconhecida com o prêmio InovaCidade, concedido pelo Instituto Smart City Business América, pelo sistema de cercamento eletrônico da cidade. O projeto que deu a vitória da premiação à capital gaúcha incorporou às câmeras da cidade um sistema de tecnologia para reconhecimento de placas de veículos, interligado à Brigada Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal e Guarda Municipal.

Porto Alegre Inovadora - Conforme estudo ,Porto Alegre está entre as dez cidades mais inteligentes e conectadas do Brasil (nona posição). Além disso, se posiciona em 3º lugar na Região Sul; 4º em empreendedorismo; e 6º em tecnologia e inovação, além do 13º lugar em economia; e 15º em saúde. O ranking traz análises segmentadas pelos eixos temáticos, permitindo uma visão regional do Brasil, considerando o porte de municípios. Porto Alegre está inserida no recorte das cidades com mais de 500 mil habitantes.

Em relação aos ambientes de inovação, de acordo com dados da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec),  a capital gaúcha possui dois polos tecnológicos e 15 incubadoras, gerando um crescimento de 1,3% nas empresas de tecnologia e inovação (em 2019, a alta foi de 0,2%). A alta das Micro Empresas Individuais (MEI) foi de 23,6% no período analisado. Ainda em relação à tecnologia da cidade, 52% das conexões de internet possuem velocidade acima de 34 megabytes, contra 39,8% no ano anterior.

A Capital também teve um salto no número de ligações à internet, passando de 32 para 97 para cada 100 habitantes e, ainda, contabilizou 42,6 patentes para cada 100 mil habitantes, um grande crescimento em relação ao ranking anterior, onde foram depositadas 10,5 patentes por cem mil habitantes. Sobre os indicadores econômicos, a cidade de Porto Alegre conta com 74,8% dos empregos no setor privado, incremento de 0,4%, na comparação com 2019, e 62,5% da receita não oriunda de transferências ou repasses. Já o percentual de empregos em setores smart é de 4,9% dos empregos formais em educação, pesquisa e desenvolvimento e 3,7% em tecnologia, inovação e comunicação.

Willian Rigon, diretor e sócio da Urban Systems e Connected Smart Cities, que também coordena o estudo, cita que Porto Alegre é um dos poucos municípios brasileiros que apresenta renda média entre os trabalhadores formais acima de R$ 4 mil reais. Rigon também menciona o eixo Saúde, onde a cidade ocupa a 15ª no Ranking Connected Smart Cities 2020. “Durante a pandemia, a cidade inovou na área da saúde e aprovou edital junto ao Inova RS contra a Covid-19. A ação promove atendimentos com psiquiatras e psicólogos, por meio do programa TelePsi do Ministério da Saúde e do Hospital de Clínicas de Porto Alegre”, disse.

“Também observamos, entre seus indicadores, o elevado número de leitos por habitantes: 5,58 leitos para cada mil habitantes, índice bem acima das demais capitais do País,  com média  em torno de 3, bem como um aumento no valor investido em saúde e que contabiliza quase mil reais por habitante em despesas”, conclui Rigon.

Liana Rigon e Henrique Flores

Fabiana Kloeckner

Acompanhe a prefeitura nas redes