17ª Semana Cidade Limpa começa com café da manhã oferecido a 100 garis

16/05/2022 10:44
Pedro Piegas/PMPA
EXECUTIVO
Prefeito Sebastião Melo esteve na homenagem aos trabalhadores na manhã desta segunda-feira

A 17ª Semana Cidade Limpa teve início nesta segunda-feira, 16, com um café da manhã em homenagem ao Dia do Gari, oferecido pela Associação dos Servidores do DMLU (ASDMLU) a 100 garis do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU). O evento contou com a presença do prefeito Sebastião Melo.

“Quando estava caminhando pelo município de Malmo, na Suécia, vi um pai descer de sua bicicleta e ir juntar um copo de plástico que estava boiando em um canal. Precisamos mudar nossas mentes sobre como cuidar de nossa capital. Uma cidade bem cuidada faz muita diferença para se viver. Parabéns aos garis, àqueles que no momento mais difícil da pandemia estavam nas ruas e nunca pararam”, afirma o prefeito.

“Quero agradecer a parceria com os garis, pois o trabalho de limpeza da cidade é aplaudido pela população”, destaca o secretário municipal de Serviços Urbanos, Marcos Felipi.

“Gostaria de agradecer o trabalho de excelência feito pelos garis, que tornaram Porto Alegre, segundo pesquisa, a terceira capital mais limpa do país, e a sétima cidade mais limpa com mais de 250 mil habitantes”, comemora o diretor-geral do DMLU, Paulo Marques.
 

Vídeo - Também foi lançado um vídeo de homenagem nas redes sociais, que busca valorizar ainda mais a ação, a importância e a relevância do sentimento dos garis para com a cidade. “Trabalhei muitos anos varrendo bairros de nossa Porto Alegre. Atualmente, sou fiscal de serviços, mas jamais desligo da limpeza da cidade e dos locais com descarte irregular. Gostaria que todo cidadão separasse seus resíduos”, diz a gari Vânia Ivete Freitas.

Nesta terça-feira, 17, será montado um estande com maquetes de unidade de triagem e de composteira caseira no Largo Glênio Peres, no Centro Histórico. No local, serão oferecidas explicações sobre o funcionamento das usinas de reciclagem e a correta separação dos resíduos, mostrando exemplos de materiais recicláveis. Um garrafão com estrutura feita em metal, o chamado Papa Resíduo, será o destaque da atividade. Neste recipiente, a população pode depositar seu resíduo reciclável. Serão distribuídos folderes informativos sobre a segregação correta. Esta atividade também ocorrerá na quarta, quinta e sexta-feira em locais de grande visibilidade. 

Durante a semana, o DMLU levará 15 prefeitos de praças da Capital para conhecer o trabalho em uma unidade de triagem e em uma horta comunitária. O objetivo é sensibilizar sobre a importância da separação dos resíduos para o meio ambiente e para geração de renda dos 600 trabalhadores das unidades. 

Programação:

Terça-feira, 17
Horário: 9h às 17h - Estande de sensibilização sobre a correta separação dos resíduos
Local: Largo Glênio Peres, Centro Histórico

Horário: 15h - DMLU leva grupo de 15 prefeitos de praças para conhecer funcionamento de unidade de triagem e horta comunitária
Local: UT Vila Pinto e Horta Comunitária Vila Pinto, avenida Joaquim Porto Vilanova, 143, bairro Bom Jesus

Quarta-feira, 18
Horário: 9h às 17h - Estande de sensibilização sobre a correta separação dos resíduos
Local: Monumento ao Expedicionário, avenida José Bonifácio, 245, bairro Farroupilha

Quinta-feira, 19
Horário: 9h às 17h - Estande de sensibilização sobre a correta separação dos resíduos
Local: Largo Glênio Peres, Centro Histórico

Sexta-feira, 20
Horário: 9h às 17h - Estande de sensibilização sobre a correta separação dos resíduos
Local: Parque Moinhos de Vento (Parcão) junto ao moinho, rua Comendador Caminha, s/nº, bairro Moinhos de Vento

O DMLU integra a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Smsurb).

 

 

Adriana Machado

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes