4º Distrito recebe investimento de R$ 250 milhões com instalação de empresa de tecnologia
A empresa global de soluções de infraestrutura digital V.tal e a prefeitura anunciaram nesta segunda-feira, 4, o projeto para construção de mais um edge data center em Porto Alegre. O empreendimento, que é o primeiro projeto da companhia na região Sul do país, terá investimento de cerca de R$ 250 milhões no 4º Distrito.
Os edge data centers são centros de dados instalados perto dos usuários e dispositivos locais. A solução encurta a distância entre o local onde os dados são processados e armazenados – o Data Center – e o local onde eles são acessados ou mesmo gerados pelo usuário. Assim, é possível reduzir o tempo necessário para que os dados trafeguem pela internet entre o emissor e o receptor, resultando em uma comunicação muito mais rápida e com alta qualidade.
As obras de construção do “V.OA”, como deverá ser chamado o data center, devem começar ainda este ano. A inauguração está prevista para o segundo semestre de 2024. Serão gerados 500 empregos na fase das obras e mais 50 para a operação do data center que será instalado no 4º Distrito. A vinda da empresa aproveita os incentivos Programa +4D de revitalização da região. O empreendimento teve a aprovação do projeto arquitetônico em 24 horas.
“Porto Alegre é a Capital da Inovação, e ao atrairmos investimentos como este estamos gerando oportunidades e avançando na construção da cidade que queremos. A partir do desenvolvimento, as necessidades das demais áreas podem ser supridas" - Prefeito Sebastião Melo.
A nova instalação terá potência total de 6 megawatts e suporte para 400 racks em uma área de 7 mil metros quadrados. O projeto faz parte do plano de expansão de data centers da companhia no Brasil e Colômbia. O objetivo é atender às crescentes demandas digitais de operadoras, provedores e OTTs que necessitam de serviços qualificados para processar um alto volume de dados..
“O conceito do Edge Data Center é justamente trazer a infraestrutura de armazenamento de dados para mais perto dos consumidores e, com isso, reduzir a latência ou o tempo de resposta. Escolhemos o Rio Grande do Sul por ser um estado em franco desenvolvimento tecnológico, possuir um ecossistema forte e ativo e uma localização privilegiada para atender clientes dos países do cone sul”, afirma Felipe Campos, vice-presidente de Atacado da V.tal.
O V.OA será totalmente integrado aos demais quatro edge data centers da companhia (dois em Fortaleza, um no Rio de Janeiro e mais um em Barranquilla, na Colômbia).
Sobre a V.tal - A V.tal é uma empresa global de soluções de infraestrutura digital fim-a-fim e detentora da maior rede neutra de fibra óptica no Brasil, que atende operadoras de telecom, provedores de internet, OTTs e tel-techs. A empresa possui 26 mil quilômetros de cabos submarinos que ligam o Brasil à Argentina, Chile, Venezuela, Colômbia, Bermudas e Estados Unidos, além de edge data centers distribuídos entre Brasil e Colômbia.
Ainda, possui portfólio integrado de soluções de conectividade e infraestrutura e é controlada pelos fundos de investimentos do BTG Pactual. É também signatária do Pacto Global da ONU em direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.
Gilmar Martins