Aberta a 20ª edição dos Jogos Escolares de Porto Alegre
Foi aberta oficialmente na tarde desta quarta-feira, 9, a 20ª edição dos Jogos Escolares da Cidade de Porto Alegre (Jespoa). Na cerimônia de abertura, que ocorreu no Parque Ramiro Souto, o público conferiu o desfile das escolas inscritas e apresentações artÃsticas e culturais.
O lançamento contou com a presença do prefeito Sebastião Melo, do secretário de Educação, Leonardo Pascoal, do secretário de Esporte e Lazer, Júlio César de Souza Gonçalves, e demais autoridades.
"É uma alegria darmos o pontapé inicial em mais uma edição dos jogos escolares. Esporte é saúde, educação e desenvolvimento. Uma ação como esta leva a prática esportiva para diferentes realidades e pontos da cidade. Precisamos andar juntos para construir boas práticas e incentivar nossas crianças e adolescentes" - Prefeito Sebastião Melo.
Promovido pela Secretaria Municipal de Educação (Smed), com apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel), nesta edição o Jespoa terá a participação de quatro mil estudantes de 46 escolas de ensino fundamental da rede da Capital, que vão competir nas modalidades de atletismo, basquete, dança, futsal, handebol, judô, esportes de raquete, skate, voleibol e xadrez.Â
"O Jespoa 2025 será a maior edição já realizada, tanto em número de escolas e alunos inscritos, quanto em modalidades esportivas, que foram ampliadas em 100%, valorizando a integração das nossas escolas e potencializando a participação dos estudantes’", destaca o secretário de Educação, Leonardo Pascoal.Â
"O esporte é uma ferramenta de desenvolvimento cognitivo somada ao que se aprende dentro da sala de aula. Por isso o Jespoa é tão importante - pois apresenta em um só evento os dois mundos", afirma o secretário de Esporte e Lazer, Júlio César de Souza Gonçalves.
O cronograma de competições se estende até o final de novembro, com mais de 25 eventos regionais e unificados.
Apresentações - No evento de abertura, subiram ao palco os grupos do Tambores de Freire, do Centro Municipal de Educação dos Trabalhadores (CMET) Paulo Freire; Sons do Morro, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professora Judith Macedo de Araújo; e do grupo Diversidade da Escola Preparatória de Dança, da Emef José Loureiro da Silva. Â
Juramento - Os alunos Marcelino Souza, do 9º ano da Escola Heitor Villa Lobos, e Brenda Jackeline Machado dos Santos, do 5º ano da Escola Timbaúva, fizeram o juramento do atleta, representando todos os estudantes que participarão dos Jogos Escolares.
Bianca Dilly