Aberta Consulta Pública para modernização dos canais de comunicação entre prefeitura e cidadão

19/04/2021 14:28
Giulian Serafim/PMPA
EXECUTIVO
A modernização do atendimento ao cidadão foi uma das primeiras determinações de Melo ao assumir a prefeitura

A prefeitura lançou na manhã desta segunda-feira, 19, uma consulta pública que prevê a modernização e otimização da comunicação e relacionamento com a população da cidade. O projeto faz parte da meta de aprimorar o atendimento ao cidadão, a cargo da Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC).  O objetivo desta etapa é acolher sugestões de plataformas e funcionalidades que otimizem a relação do porto-alegrense com os serviços oferecidos pela prefeitura.

“Nós temos um sistema que hoje que não cumpre bem sua função. A solução passa por uma ferramenta moderna, inteligente e que realmente entregue melhores serviços aos porto-alegrenses” - Prefeito Sebastião Melo. 

O prefeito afirmou que a modernização dos canais de entrada da prefeitura é fundamental para que o cidadão seja bem entendido. A nova ferramenta de entrada precisa, segundo Melo, aferir a qualidade do serviço prestado e também apontar as áreas em que existem problemas. “A cidade não pode esperar muito. Vamos fazer um grande mutirão de serviços. Esse é um tema de toda a prefeitura. É algo imprescindível para a cidade”, concluiu. 

Hoje a prefeitura possui estratégias diferentes para cada um dos canais utilizados (#EuFaçoPoa; 156 Web; Call Center). Porém, eles agem de maneira independente, ou seja, de forma não integrada. Dos 452 itens da Carta de Serviços por exemplo, somente 154 podem ser solicitados online. Com a Central do Cidadão a prefeitura vai migrar para um sistema omnichannel (que se baseia na interligação de todos os canais de atendimento do público-alvo), com foco na experiência do usuário. Para que isso ocorra, todos os canais deverão funcionar de forma integrada, garantindo que o usuário seja capaz de usar o melhor de cada um canais durante a sua interação com os órgãos.

De acordo com o secretário de Transparência e Controladoria, Gustavo Ferenci, a empresa especializada em solução tecnológica que vai implementar o serviço será selecionada por meio de pregão eletrônico e a implementação do projeto deve acontecer até agosto desse ano. "Vamos aprimorar nosso portal web, aplicativo móvel, atendente virtual inteligente, geração de painéis de gestão e disponibilização de dados em formato aberto”, destacou. 

A secretária adjunta de Transparência e Controladoria, Luciane Rache, que está à frente do projeto, destaca a importância da Carta de Serviços. “Além da carta também haverá pesquisa de satisfação, suporte técnico, treinamento e ferramenta e consultoria para adequação e automação de serviços públicos, com metodologia de mapeamento de processos, integrada aos sistemas existentes na Capital”, salienta. 

Para o secretário de Inovação, Fernando Mattos, a cidadania tem seus direitos cada vez mais garantidos através da transformação digital. “Integrar os sistemas e facilitar os acessos do cidadão aos canais de comunicação da PMPA são uma grande conquista”, finaliza. Já o secretário municipal de Planejamento e Assuntos Estratégicos, Cezar Schirmer, enfatizou que essa consulta é um espaço de discussão. “Trata-se de uma construção para fazemos uma cidade melhor”, conclui. 

Como participar - Os documentos da consulta pública estão disponíveis aqui. Sugestões e contribuições das pessoas interessadas em participar deverão ser encaminhadas até 18 de maio. 

Próximas etapas:

Road Show (agendamentos): 19/04/2021 a 30/04/2021

Road Show (apresentações): 03/05/2021 a 14/05/2021

Cases de outros municípios: 26/04/2021 a 14/05/2021

Audiência Pública: 17/05/2021

Dúvidas poderão ser endereçadas ao e-mail centraldocidadao@portoalegre.rs.gov.br

Confira mais detalhes do projeto aqui

Lisie Venegas

Elisandra Borba