Abertura das bancas do Mercado Público no domingo contou com 10 mil visitantes

07/08/2023 11:33
Alex Rocha/PMPA
ADMINISTRAÇÃO E PATRIMÔNIO
Estiveram em funcionamento 40 bancas, além de oito bares e restaurantes

O primeiro domingo de funcionamento do Mercado Público, 6, contou com 10 mil visitantes. Estiveram em funcionamento, das 10h às 16h, 40 bancas, além de oito bares e restaurantes. Desde a década de 1980, o mercado não tinha operação dominical no comércio.  

A abertura aos domingos ainda será facultativa e está de acordo com o novo regimento interno do Mercado Público, publicado pela administração em 7 de julho de 2023, com a instituição de diversas normas, regras de funcionamento, higiene, operação e convivência no local. Os 106 permissionários tiveram 30 dias para se adequar às novas normas, que começaram a valer no dia 5 de agosto. 

Iniciativa aprovada por comerciantes e frequentadores, o tradicional ponto turístico, cultural e gastronômico da Capital, que completa 154 anos neste ano, teve apresentações musicais ao vivo e uma feira de carros antigos. O Largo Glênio Peres contou com equipes da Guarda Municipal e da Brigada Militar, que garantiram a segurança do local durante todo o dia. 

Alex Rocha/PMPA
ADMINISTRAÇÃO E PATRIMÔNIO
Melo e Valéria acompanharam as atrações culturais

O prefeito Sebastião Melo e a primeira-dama Valéria Leopoldino estiveram presentes prestigiando as atrações e os empreendedores.

“Queremos incentivar a realização de mais atrações culturais, shows e muita música para a população que vem visitar o Mercado Público nos fins de semana” - Prefeito Sebastião Melo.

Já o secretário municipal de Administração e Patrimônio, André Barbosa, observou que a experiência é uma demanda antiga manifestada por muitos cidadãos. "A abertura aos fins de semana passa a ser uma nova atração para moradores e turistas da capital gaúcha. Haverá uma reunião interna de governo com todas as secretarias que têm interlocução com o Mercado Público, como as secretarias da Cultura, Administração, Desenvolvimento Econômico e Turismo, além da Segurança, com a Guarda Municipal, para fazermos um novo cronograma e ajustar a vigilância interna, posicionamento da Guarda e devida abertura de portões”, esclareceu André, afirmando que uma programação cultural será criada para atrair, cada vez mais, o público para o Mercado e Centro Histórico da Capital. 

Para o empresário do restaurante Bar Chop 26, Claudemiro Adam, todas as expectativas de público foram superadas no domingo. “A população que veio foi igual a de um sábado exemplar. De tão bom que foi o movimento, quase faltaram insumos para atendimento ao público. Queremos agradecer à Prefeitura de Porto Alegre e ao prefeito Melo por nos proporcionar a abertura aos domingos. No próximo domingo, iremos abrir novamente, com um cardápio diferenciado e mais qualidade para diferentes públicos”, garantiu Claudemiro. 

A pasta de Administração é responsável pela gestão, por qualificar e conservar o Mercado, incluindo obras e serviços de manutenção. “Nas ações estruturais, estão sendo feitos consertos no telhado, que devem ser concluídos em setembro. Depois, virá a troca de piso e de toda a rede hidrossanitária, prevista para levar 18 meses. Uma empresa será licitada para assumir a manutenção do complexo, da limpeza à segurança”, explicou o secretário. 

A operação no domingo será sempre das 10h às 16h, aproveitando a jornada ligada ao atendimento dos restaurantes. A adesão vem sendo monitorada pela Associação do Comércio do Mercado Público Central de Porto Alegre (Ascomepc).

  

 

Mariana Kruse

Andrea Brasil