Ação conjunta minimiza transtornos da chuva na Capital

08/07/2020 11:29

Desde a madrugada de terça-feira, 7, até a manhã desta quarta-feira, 8, Porto Alegre registrou 123,4 mm de chuva. De acordo com a Defesa Civil, a média histórica do mês de julho é de 135,85 mm, nos últimos 17 anos. Os dados foram divulgados às 10h desta quarta.

O alto volume de chuva  provoca transtornos no trânsito, pontos de acúmulo de água, semáforos e árvores atingidas em diversos pontos da Capital. Equipes da prefeitura estão nas ruas trabalhando para minimizar os impactos na cidade.

Confira a atualização dos trabalhos:

Abastecimento -  Na noite dessa terça-feira, duas Estações de Bombeamento de Água Tratada (EBAT) foram alagadas e os motores atingidos, na Zona Sul. A equipe de manutenção trabalha para solucionar o problema e a previsão de retorno do abastecimento para Ipanema, Jardim Isabel, Espírito Santo é durante esta noite e a madrugada de quinta-feira.

As equipes de manutenção do sistema de drenagem também seguem monitorando os pontos atingidos na cidade, e realizando atendimentos, com desobstrução e remoção de lixo e entulhos de valas, arroios e bocas de lobo, nas zonas norte quanto sul. As Estações de Bombeamento de Águas Pluviais (Ebaps) estão em funcionamento dentro das capacidades operacionais. Na manhã desta quarta, uma das bombas da Ebap 5, que atende a Vila Farrapos apresentou um problema, mas que já foi corrigido.

Trânsito - A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informa que até as 10h, a cidade registrou 25 pontos de alagamento com bloqueio total de via e 10 pontos de acúmulo de água com bloqueio parcial. Em função da queda de árvores em vias, foram registrados três bloqueios parciais e um total.  As equipes de fiscalização e manutenção elétrica da EPTC foram reforçadas e atuam nos pontos mais críticos e com maior risco de acidentes para monitorar a circulação, restaurar a sinalização e auxiliar os usuários.

Serviços Urbanos - Dez Equipes de Manejo Arbóreo (EMA) seguem atuando no atendimento de quedas de árvores e galhos de grande porte. Desde ontem,são pelo menos 42 registros. A prioridade é para bloqueios de vias e áreas com grande circulação

Defesa Civil - A Defesa Civil de Porto Alegre distribuiu lonas para residências destelhadas nos bairros Campo  Novo, Jardim Botânico, Aberta dos Morros,  Serraria , Nonoai e Arquipélago.  A DC também atendeu 52 chamados pelo telefone de urgência 199.

Limpeza urbana - O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Dmlu) faz a remoção de lixo e raspagem de terra em diversos pontos da cidade. Nesta manhã, equipes realizam, por exemplo, a limpeza nas margens dos arroios Sarandi, na Zona Norte, e do Salso, entre os bairros Aberta dos Morros e Restinga. Este serviço é feito duas vezes por semana, quando são retiradas cerca de sete toneladas de lixo. Hoje, já foram removidas quatro toneladas. O DMLU dá apoio, ainda, na coleta do material espalhado pelas chuvas e ventos, com 17 equipes e caminhões atuando em toda a Capital.

 

 

 

Fabiana Kloeckner

Acompanhe a prefeitura nas redes