Alain Bertaud palestra sobre plano diretor no desenvolvimento das cidades
O urbanista francês Alain Bertaud, referência mundial em planejamento urbano e inspiração para a revisão do Plano Diretor de Porto Alegre, falou para uma plateia de mais de 300 pessoas na tarde desta sexta-feira, 27, no auditório do Ministério Público. O prefeito Sebastião Melo participou do encontro.
A atividade foi uma ação preparatória para a conferência da revisão do Plano Diretor (7, 8 e 9 de novembro, no Salão de Atos da PUCRS) e tratou do tema “Qual o papel dos Planos Diretores no Planejamento Urbano das Cidades?”
“O mundo já passou por vários momentos e, hoje, estamos vivendo a era das cidades. Nesse contexto, o Plano Diretor é a lei mais importante de um município, em que devemos buscar o melhor possível para a vida das pessoas” – Prefeito Sebastião Melo.
“Desde sua origem até os dias atuais, os planos diretores das cidades mudaram muito. Hoje, defendo que não se trata de eliminá-los, mas sim adaptá-los às novas cidades em que vivemos”, sustentou Bertaud, no início.
Autor do livro “Ordem sem design: Como os mercados moldam as cidades”, Bertaud abordou aspectos relativos a formas de diminuir o custo da habitação e garantir o acesso de todos à cidade, reduzir o tempo de deslocamento das pessoas nos trajetos diários, criação de infraestrutura para proporcionar qualidade de vida e formas de qualificar os espaços públicos.
“Qual o caminho que o plano diretor deve seguir? Alain Bertaud mescla suas experiências em países desenvolvidos e em cidades em extrema pobreza para propor um planejamento estratégico qualificado, de forma a vencer os desafios de cada cidade”, destacou o secretário municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade, Germano Bremm.
Após a apresentação do urbanista, foi aberto espaço para manifestações e questionamentos dos técnicos da Smamus que trabalham na revisão do Plano Diretor.
Participaram do evento o fundador e editor-chefe do site Caos Planejado, Anthony Ling, promotores de Justiça de Porto Alegre, representantes da Defensoria Pública, vereadores, secretários municipais e representantes de diversas entidades ligadas ao urbanismo.
Alain Bertaud - Com cinco décadas de experiência em planejamento urbano em 40 cidades ao redor do mundo, como Paris, Bangkok, San Salvador, Nova York e Porto Príncipe, Alain Bertaud liderou, de 1980 a 1999, a área de planejamento urbano no Banco Mundial. Ao se aposentar da instituição, passou a trabalhar como consultor independente. Esteve em Porto Alegre em abril deste ano, quando palestrou no Fórum da Liberdade.
Cristiano Vieira