Após chuva e ventos, prefeitura continua mobilizada no atendimento à população

01/07/2020 17:13
Divulgação SMSUrb / PMPA
SMSURB
DMLU trabalhou na remoção de árvores e galhos durante todo o dia

As chuvas e ventos que começaram entre a noite de terça-feira, 30, e a madrugada de quarta-feira, 1º, em Porto Alegre, causaram transtornos em diversos pontos da cidade. Mais de 100 agentes de equipes de serviços da prefeitura estão mobilizadas para minimizar os impactos para população e o Centro Integrado de Comando da Cidade de Porto Alegre (Ceic) monitora as ocorrências. Na manhã de hoje, o prefeito Nelson Marchezan Júnior reuniu-se com secretários e diretores das pastas e órgãos envolvidos nas operações para avaliar os transtornos e as ações que estão sendo realizadas durante o dia.

Segundo dados do Ceic, foram registradas 191 ocorrências (veja abaixo). Destas, 80 foram atendidas, 16 estão abertas e 95 ainda estão em atendimento. O maior número foi de semáforos com problemas devido à falta de energia elétrica.

Conforme a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), no início desta tarde os problemas eram pontuais. Porto Alegre possui 60 cruzamentos com conjuntos semafóricos equipados com sistema de no-break, mas a prolongada queda de energia, acima de quatro horas, vai além da capacidade de carga das baterias. As equipes de fiscalização de trânsito e manutenção elétrica da EPTC foram reforçadas e desde a madrugada deslocadas para os pontos mais críticos e com mais risco de acidentes para monitorar a circulação, restaurar a sinalização e auxiliar os usuários.

As equipes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos trabalham na remoção de árvores e galhos e o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) faz a limpeza do material nas ruas. A Defesa Civil Municipal também atua desde a madrugada em parceria com o Corpo de Bombeiros. Quinze casas foram destelhadas: quatro na Zona Norte, cinco na Zona Leste e seis na Zona Sul.

Ocorrências até as 17h*:
Finalizadas: 80
Abertas: 16
Em atendimento: 95
Total: 191

Semáforos desligados devido à falta de luz
Finalizadas: 36
Em atendimento: 12
Abertas: 1

Postes caídos
Finalizadas: 3
Em atendimento: 9
Abertas: 0

Queda de árvores
Finalizadas: 33
Abertas: 21
Em atendimento: 14

Fios energizados
Em atendimento: 2
Abertas:1

Veja aqui outros atendimentos realizados.

Lissandra Mendonça

Fabiana Kloeckner