Apresentados os vencedores do XIV Prêmio EPTC de Educação para o Trânsito

10/11/2021 15:06
Alex Rocha/PMPA
EXECUTIVO
Prefeito ressaltou a importância de trabalhar a educação para o trânsito nas escolas

Em cerimônia realizada no Salão Nobre do Paço Municipal, nesta quarta-feira, 10, a Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), apresentou os vencedores do  XIV Prêmio EPTC de Educação para o Trânsito. O prefeito Sebastião Melo participou da cerimônia que premiou, entre mais de 200 inscritos, os trabalhos que melhor objetivam estimular a população porto-alegrense a desenvolver atitudes que transformem, de forma positiva, a segurança no trânsito.

“Educação significa preparar a pessoa para a vida com civilidade, responsabilidade e solidariedade. A redução da acidentalidade no trânsito e a conscientização da sociedade, através da educação para a mobilidade, são pautas importantes e prioritárias em cidades educadoras, sustentáveis e inteligentes. Esse é o foco para promovermos uma mobilidade mais humana” - Prefeito Sebastião Melo

Criado em 2007, o projeto busca estimular estudantes, professores, profissionais da comunicação e público em geral a adotar comportamentos e hábitos para tornar o trânsito mais civilizado e humano. O diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Paulo Ramires, alertou para o alto índice de vítimas no trânsito em 2021. “Em novembro já ultrapassamos o número de mortes do ano passado. Para reduzir a acidentalidade, precisamos trabalhar para que os condutores, ciclistas e pedestres percebam que todos são responsáveis pela segurança”, alerta. “A participação das escolas é muito importante para transformar Porto Alegre em uma cidade melhor também no trânsito, pois o resultado ultrapassa a comunidade escolar e alcança as famílias e toda a comunidade”, complementa.

O secretário de Mobilidade Urbana, Luiz Fernando Záchia, salientou que a população já percebe que EPTC é uma empresa pública que quer participar da construção de uma sociedade mais responsável. “Este prêmio, que aproxima a EPTC da comunidade escolar, é um estímulo para os jovens estudantes e também para os adultos, porque mostra a importância e o compromisso que queremos com a diminuição da acidentalidade”, destacou o secretário.

Após a premiação foram certificadas as escolas parceiras do Projeto Escola Amiga da EPTC, que cumpriram suas etapas no ano de 2021. O projeto prevê a parceria de escolas públicas e privadas, situadas no município de Porto Alegre, com o objetivo de promover uma reflexão, entendimento e aproximação da comunidade escolar com o poder público. A certificação estimula as instituições de ensino a adotarem hábitos que tornem o trânsito mais seguro, civilizado e humano. As escolas certificadas foram Colégio Anchieta, Colégio São Judas Tadeu, Escola Balão Vermelho, EEEF Matias de Albuquerque, EEEF Evarista Flores da Cunha e Escola Horto Madre Raffo.

Alex Rocha/PMPA
EXECUTIVO
Troféus para os premiados

Lista de premiados no XIV Prêmio EPTC de Educação

Categoria Imprensa 
1º - Eduardo Paganella - Rádio Gaúcha / GZH

Categoria Educação Infantil
1º - Turma Jardim A - Escola Balão Vermelho
2º - Isabella de Siqueira Anhaia - EEF Madre Raffo
3º - Pietra Pozzebon - Centro de Educação São Vicente de Paulo

Categoria 1º e 2º anos
1º - Julia Souza Rocha - Colégio São Judas Tadeu
2º - Isabelly Borges Mattos - Escola Matias de Albuquerque
3º - Bento Guimarães - Colégio São Judas Tadeu

Categoria 3º e 4º anos
1º - Julia Mielczarski von Groll - Colégio São Judas Tadeu
2º - Lilian Ribas da Silva - EEEF Matias de Albuquerque
3º - Arthur Silva de Oliveira - EEEF Evarista Flores da Cunha

Categoria 5º e 6º anos
1º - Lohan Machado Scherer - Colégio São Judas Tadeu
2º - Helena Goulart Petenuzzo - Colégio São Judas Tadeu
3º - Gabriela Bandeira de Souza, Anderson Rafael Pinto e Ingrid Machado Carvalho - EMEF Migrantes

Categoria 7º ao 9º anos
1º - Vinicius de Souza Fernandes - Escola Horto Madre Raffo
2º - João Pedro Barcelos Lopes da Silva - Escola Horto Madre Raffo
3º - Eduardo Jaques de Souza - Escola Horto Madre Raffo

Categoria Professor
1º - Colégio Anchieta: Christiane Miranda Sisson e Renata Da Silva Marques
2º - Colégio Farroupilha: Equipe de Comunicação do Colégio Farroupilha
3º - Colégio Americano: Gabriel Schabbach Schneider e Minéia Gonçalves Teixeira

Clique aqui e acesse as fotos do evento, que também foi transmitido no Facebook da Prefeitura.  

Gustavo Roth

Lucas Barroso

Acompanhe a prefeitura nas redes