Aprovado projeto que viabiliza inÃcio das obras do Residencial Barcelona 1 e 2
A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou, nesta quarta-feira, 10, por unanimidade, o projeto de lei que permite ao Executivo utilizar os valores obtidos com a venda do antigo prédio da Secretaria Municipal de Educação (Smed) para financiar parte da construção dos residenciais Barcelona 1 e 2, no bairro Humaitá.
“Com a aprovação deste projeto, damos um passo concreto para tirar do papel um sonho antigo das famÃlias do Barcelona, que há anos lutam por um lugar definitivo para chamar de seu. Estamos transformando a venda de um imóvel público em investimento direto em moradia digna, garantindo que esse recurso volte para a população em forma de 254 novos lares†- Prefeito Sebastião Melo.
O imóvel, localizado na Rua dos Andradas, no Centro Histórico, foi avaliado em R$ 12,4 milhões. Os recursos serão destinados ao empreendimento habitacional, que prevê a construção de 254 apartamentos distribuÃdos em um edifÃcio de 16 andares.
“Essa aprovação nos dá força para iniciar essa obra tão aguardada. A expectativa é que os trabalhos comecem em 2026. Esse projeto faz parte de uma luta histórica da dona Lurimar Fiúza e de todos os moradores do Humaitá", ressaltou o diretor-geral do Departamento Municipal de Habitação (Demhab), André Machado.Â
Os projetos de engenharia, hidráulica e demais documentos do Residencial Barcelona estão em fase final de avaliação e aprovação na Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus). Os materiais são de responsabilidade da TR Engenharia, contratada pelo Demhab com recursos do Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social.
Histórico do Barcelona – A Associação de Moradores de Aluguel e Favor Barcelona existe desde meados dos anos 2000. As famÃlias integrantes do movimento vivem de aluguel ou de favor e, à época do Programa Integrado Entrada da Cidade, não foram incluÃdas no cadastro de beneficiários.
Tatiana Bandeira