Artigo: Cidade construÃda no presente e de olho futuro
Uma cidade do futuro precisa estar conectada com as novas tecnologias e inovações que podem melhorar a vida da população. Mas se existe algo que não pode ser substituÃdo em uma gestão pública é o pé no barro, o olho no olho e o contato direto com as pessoas. É assim que o nosso governo funciona, sempre perto das pessoas e com olhar para todos, mas especialmente para os que mais precisam.
Com o programa Mais Comunidade, instituÃdo desde o primeiro mandato, o governo semanalmente vai à s ruas para se aproximar das pessoas, enfrentar os problemas reais e buscar soluções. Mais do que estrutura e serviços, esse contato nos ajuda na missão de recuperar a autoestima e a confiança dos porto-alegrenses.
Uma boa gestão faz o presente, mas finca a estaca para o futuro. É o que estamos fazendo com o POA Futura, o maior programa de investimentos da história de Porto Alegre. Serão mais de R$ 7 bilhões destinados para ações que vão mudar Porto Alegre para melhor. É um projeto ambicioso para construir uma cidade mais protegida, desenvolvida e acolhedora, com melhorias em infraestrutura, qualidade de vida, gestão digital e inclusão social.
Também enviamos à Câmara de Vereadores o novo Plano Diretor de Porto Alegre, a principal lei de uma cidade, que vai guiar o desenvolvimento daqui para frente e que vai dar o caminho para nos adaptarmos à s mudanças climáticas, melhorar a mobilidade, diminuir custo habitacional, entre outros benefÃcios.
Neste ano, reduzimos ainda mais a fila da educação infantil, e com a PPP da Escola Bem-Cuidada, demos um importante passo para melhorar a estrutura das escolas e construir novas.
Estamos construindo um legado no Centro Histórico, onde investimos milhões na obra do Quadrilátero, no viaduto Otávio Rocha, na reforma da Usina do Gasômetro e finalmente derrubamos o Esqueletão. Na saúde, zeramos filas para exames e consultas com déficits históricos, mesmo que com dificuldades nas emergências. Também avançamos na tecnologia, seja com a integração de mais de três mil câmeras que identificam carros roubados, ou com o Gipav que mapeia o asfalto em cada quilômetro de Porto Alegre.
É claro que ainda existe muito a ser feito, mas vamos começar 2026 de uma forma muito melhor do que iniciamos este ano, com diálogo, respeito, gestão eficiente e muito trabalho.
Sebastião Melo
Prefeito de Porto Alegre
Artigo publicado na edição de 30 de dezembro de 2025 do jornal Correio do Povo Â
Â
Cristiano Vieira