Artigo: Dia do Trabalhador com olhar no futuro

01/05/2020 12:45

O Dia do Trabalhador, comemorado no Brasil e no mundo em 1º de maio, este ano será diferente. Não terão confraternizações, homenagens populares, nem manifestações públicas características da data. Em vez disso, o reconhecimento às milhares de pessoas que diariamente dedicam tempo e esforço para ajudar a movimentar a economia, gerar produção, renda e riquezas ao país, será celebrado no recolhimento imposto pelo coronavírus.

Desta vez, o dia será de reflexão em distância física, mas nem por isso deixaremos de valorizar a importância do trabalhador, especialmente da nossa Porto Alegre. Tão difícil quanto vivenciar a data assim, para quem precisa tomar decisões coletivas, é assumir medidas que acarretam reflexos econômicos e risco aos empregos. Nenhum gestor público desejaria estar diante das escolhas que a pandemia exige. De um lado, é imprescindível proteger a saúde das pessoas – e para isso, o isolamento é o meio mais eficaz, ao menos por enquanto, conforme atesta a ciência. Do outro, é necessário evitar o lockdown e as consequências dramáticas que podem atingir a todos, indistintamente.

Este dilema se transformou em desafio que enfrentamos cotidianamente e em tempo integral, não apenas buscando soluções, mas também dialogando com os mais diversos setores. Em conjunto e com transparência, buscaremos as decisões certas com o menor prejuízo possível à sociedade.

Evidências científicas e exaustiva análise de dados do cenário internacional indicam que as medidas de distanciamento adotadas na Capital contribuíram para diminuir a curva de internações. Agora, aos poucos, estamos liberando a retomada das atividades. A construção civil e a indústria já voltaram, com os devidos cuidados. Passo a passo, outros segmentos retornarão ao normal.

A crise é mundial e as relações de trabalho mudarão daqui para frente. A reinvenção é necessária a quem quiser se adaptar à nova realidade. Nosso governo se ampara em uma proposta de futuro, e não será diferente agora. Seguimos apostando que tudo o que está sendo feito neste momento é para que, logo ali adiante, possamos olhar para trás com a certeza de que trilhamos o caminho adequado. Aos trabalhadores, nossa homenagem.
 

Nelson Marchezan Júnior
Prefeito Municipal de Porto Alegre


*Artigo originalmente publicado no Correio do Povo de 1º de maio de 2020.
 

Fabiana Kloeckner