Artigo: Menos imposto, mais desenvolvimento
Quando trazemos para a vida real compromissos assumidos na eleição, estamos honrando um contrato de esperança firmado com os cidadãos. Nossa estratégia de desenvolvimento conversa diretamente com o dia a dia de quem mora, investe, trabalha ou faz sua vida na nossa cidade. A polÃtica de liberdade econômica, desburocratização e redução de impostos manteve empresas, atraiu investimentos e olha de forma equilibrada para toda a cidade.
Na última semana, conquistamos a mais recente aprovação, dialogada com a Câmara Municipal, a redução de ISS para as operadoras de cartão de crédito, que oportunizam milhares de empregos e fortalecem nosso polo de tecnologia. Na mesma lei, concedemos isenção de IPTU para imóveis populares, além de retirar ITBI para aquisições com bônus-moradia e de regularizações fundiárias, beneficiando mais de 8 mil lotes e 30 mil imóveis da população de baixÃssima renda. Onde é possÃvel desonerar, com responsabilidade e construção, nós avançamos.
Em menos de três anos, foram 40 as atividades que tiveram seu imposto reduzido como forma de estimular os negócios. Porto Alegre finca a bandeira de amiga de todo o bom empreendedor – do micro ao grande. O benefÃcio de contar com alÃquota menor chegou a profissões como carpintaria, alfaiataria e costura, chaveiros e ourives, além de um conjunto plural de setores como serviços de medicina, educação, turismo e hospedagem, assistência social e tantos outros. A capital do South Summit também baixou tributo para a inovação e para o setor de eventos, duramente impactado pela pandemia e que mostra agora toda a sua força.
Se por um lado temos uma reforma tributária que não simplificou o sistema e poderá aumentar a carga, aqui fizemos a nossa parte enquanto é garantida autonomia aos municÃpios. Com menos burocracia e mais modernidade, o programa Em dia com Porto Alegre garante previsibilidade e segurança jurÃdica para quem empreende. No trato responsável das finanças públicas, incluindo aumento de arrecadação, a gestão cumpre o que prometeu para gerar oportunidades e entregar uma vida melhor.
Sebastião Melo - Prefeito de Porto Alegre
Artigo publicado na edição de 27 de novembro do jornal Zero Hora. Â
Â
Cristiano Vieira