Artigo - Porto Alegre voltou a andar para frente e está voando alto

24/03/2023 14:58

Em uma rotina de tanto trabalho para entregar uma vida melhor a quem aqui vive, também é essencial olhar com clareza o caminho de crescimento que já trilhamos. Ao circular pelo trecho 3 da Orla do Guaíba no último fim de semana, durante o STU - etapa do circuito nacional de skate que mobilizou mais de 50 mil pessoas -, senti que ocupação daquele nobre espaço público por cidadãos e visitantes traduz a atmosfera da nossa Capital ao completar 251 anos, no dia 26 de março. Porto Alegre é rica porque é plural e está ultrapassando seus próprios limites. 

A cidade voltou a sorrir e recobrou a autoestima. Os cidadãos são protagonistas dessa transformação e demonstram de forma crescente o pertencimento de viver em um ambiente pulsante, que construiu uma retomada responsável e está aberto ao desenvolvimento em todas as frentes possíveis. Somos a Capital do skate, do South Summit, das parcerias, do desenvolvimento econômico e da inovação para promover transformação social. Ter o melhor ambiente de negócios do Brasil só faz sentido porque significa que a roda da economia gira. É assim que se cria emprego e renda e se gera oportunidades reais de libertação. Hoje, o empreendedor sabe que a administração não vai atrapalhar a sua escalada. Ao mesmo tempo, o cidadão sabe que a gestão olha para todos, mas especialmente aos que mais precisam. 

Não é só estímulo ao empreendedorismo, não é só ir em comunidades buscar soluções a demandas do Orçamento Participativo. Tudo está conectado. O setor tecnologia que recebeu incentivo fiscal é o setor que abre oportunidades de trabalho para estudantes do Projeto Pescar. O empresariado impactado com a redução de tempo para licenciamento de negócios e projetos é o que se mobiliza para, por exemplo, apoiar a prefeitura no custeio de viagem internacional para alunos da rede pública que representarão o país no campeonato de robótica nos Estados Unidos.

Se os municípios são o palco da vida, a capital dos 251 anos está construindo a muitas mãos as respostas para os problemas reais. Da educação ao abastecimento, do asfalto à reforma tributária, dos cuidados com a cidade à inovação. São muitos os desafios, mas quem corre com gosto não cansa. E quem corre em conjunto chega ainda mais longe. Parabéns, Porto Alegre!

Sebastião Melo
Prefeito de Porto Alegre

Artigo publicado na edição de 24 de março de 2023 no jornal Zero Hora  

 

 

Cristiano Vieira