Artigo: Um dos maiores eventos do mundo é de POA

07/10/2021 10:03

Porto Alegre será palco, em 2022, de um dos maiores eventos de inovação e negócios do planeta: a South Summit. A próxima edição desta extraordinária feira promete movimentar pequenas, médias e grandes empresas, startups e investidores de todos os cantos do mundo - e nos coloca de vez no mapa da inovação.

A escolha da Capital de todos os gaúchos não foi por acaso. Temos um ecossistema de inovação disruptivo e pujante, com parques tecnológicos de excelência, mais de mil startups, hubs de tecnologia e um movimento que une iniciativa privada, instituições de ensino, sociedade civil e governos, o Pacto Alegre. E, aqui, nasceu o primeiro unicórnio do Brasil.

O acúmulo de conhecimento intelectual faz de Porto Alegre uma referência. Isso graças às nossas universidades públicas e privadas, que lideram o ranking entre as melhores do país.

Tenho dito - e acredito fielmente - que a inovação melhora a vida das pessoas e das cidades. Por isso, não temos medido esforços para tornar o ambiente mais atrativo ao empreendedor. Estamos reduzindo e desburocratizando a máquina pública, diminuindo impostos e criando instrumentos para garantir mais segurança jurídica àqueles que aqui investem ou pretendem investir.

A característica acolhedora e hospitaleira, somada a uma forte cena cultural e aos espaços de lazer, gastronomia e entretenimento, fazem de Porto Alegre o destino certo na América Latina para esta grandiosa feira. Isso sem contar a saúde, que somos uma referência para o país.

A South Summit não é um evento apenas da Capital. É do Rio Grande do Sul, do Brasil, do mundo. Nosso povo receberá de braços abertos todos que aqui aportarem. Esta conquista é da prefeitura e do governo do Estado, que trabalharam incansavelmente. Mas, acima de tudo, tal reconhecimento é de todo o ecossistema de inovação, que se uniu para atrair este grande evento.

Estas e outras razões me fazem acreditar que faremos, aqui, uma grande feira nos 250 anos da nossa cidade. Estamos prontos para a South Summit. Estamos prontos para o futuro. Que o mundo seja bem-vindo a Porto Alegre.


Sebastião Melo

Prefeito de Porto Alegre

Artigo publicado na edição de Zero Hora desta quinta-feira, 7.

Lucas Barroso