Artigo: Uma Porto Alegre de mudança e esperança para 2026
O ano de 2025 foi de enormes desafios aos porto-alegrenses. Depois da maior tragédia climática do Rio Grande, tivemos de reconstruir não apenas ruas, equipamentos e serviços públicos, mas a confiança e o ânimo das pessoas. Ao olharmos para trás, vemos um povo que não abaixou a cabeça e se levantou diante das adversidades. Porto Alegre se reergueu, retomou o equilÃbrio e hoje vive um momento de esperança renovada e olhar firme no futuro.
Em um ano desafiador, retomamos os serviços essenciais, devolvemos confiança à economia e reorganizamos a vida urbana. Estamos investindo com força no sistema de proteção de cheias e iremos qualificar ainda mais a macro e microdrenagem. Mas o que mais nos orgulha é ver as pessoas de volta à s ruas com sorriso no rosto e alma comunitária. Ver famÃlias reunidas nas praças, jovens vivendo os espaços públicos com responsabilidade e a cultura pulsando nas comunidades são mostras de que estamos no rumo certo. Entraremos em 2026 guiados por duas palavras simples, mas poderosas: mudança e esperança.
Mudança, porque não estamos acomodados. Sabemos que ainda há muito a ser feito na saúde, educação, proteção social, asfalto e conclusão de obras simbólicas. O POA Futura - com R$ 7 bilhões para obras estratégicas e serviços - representa 20 anos de investimento em cinco. A Parceria Público-Privada Escola Bem-Cuidada também é um passo decisivo para recuperar unidades de ensino e melhorar a educação. Mudar também é enfrentar as dificuldades de frente e resolver as necessidades da população.
E esperança, porque nossa cidade mostrou ao Brasil e ao mundo que sabe se reinventar. Porto Alegre transformou a dor em aprendizado, o desafio em oportunidade e o trabalho em desenvolvimento. A força da Capital de todos os gaúchos está na sua gente, na união e na vontade de construir, juntos, um futuro melhor.
Iniciaremos o novo ano com energia renovada e compromisso de seguirmos avançando. Governar é ouvir, agir e estar perto das pessoas, especialmente de quem mais precisa. Foi assim que chegamos até aqui e será assim que continuaremos: trabalhando incansavelmente para melhorar a vida da cidade e das pessoas.
Sebastião Melo
Prefeito de Porto Alegre
Artigo publicado na edição de 29 de dezembro de 2026 do jornal Zero Hora
Â
Cristiano Vieira