Avança a preparação de carta consulta para financiamento com banco alemão

04/05/2023 16:42
Rodger Timm / PMPA
EXECUTIVO
Prefeito Sebastião Melo recebeu a comitiva do KfW no encerramento da missão nesta quinta-feira

A terceira missão do banco de fomento alemão KfW em Porto Alegre encerrou nesta quinta-feira, 4, em uma reunião com o prefeito Sebastião Melo. Os representantes do agente financeiro trabalharam ao longo da semana uma nova rodada de negociações para a elaboração da carta consulta a ser apresentada ao Tesouro Nacional, visando a contratação de operação de crédito com aval da União.

O financiamento, em fase inicial de desenho, projeta a captação de 100 milhões de euros. A prefeitura pretende utilizar esses recursos em projetos de drenagem urbana, com prioridade para três arroios: Moinho (Zona Leste), Guabiroba e Cavalhada (ambos na Zona Sul).

“É uma construção fundamental para a cidade. Temos muito para investir, principalmente em drenagem urbana, tema desafiador para Porto Alegre e de grande importância, tanto para o desenvolvimento econômico quanto para o social.” – Prefeito Sebastião Melo.

O KfW atua em projetos relacionados a temas como mobilidade, cidades resilientes e desenvolvimento urbano. O banco presta apoio para implementação de projetos que comprovem sustentabilidade técnica, financeira e ambiental. “Cumprimos os objetivos de conhecer melhor a proposta e a realidade local. Aprendemos que este projeto tem alta prioridade para a prefeitura, pois atuará em áreas com população muito vulnerável. Foi um roteiro intenso, no qual pudemos conhecer melhor as estruturas da prefeitura e locais que podem vir a receber os investimentos”, disse o coordenador da comitiva alemã, Jens Ochtrop, chefe da Divisão de Água e Saneamento para a América Latina e Caribe do FfW.

Pedro Piegas / PMPA
Executivo
Financiamento será direcionado a projetos de drenagem

Cooperação técnica – Uma das vantagens estratégicas do KfW é a existência de subvenções para estudos e atividades complementares, o que permite às cidades ter acesso a especialistas de diversas áreas sem o desembolso de recursos. Para o secretário municipal de Planejamento e Assuntos Estratégicos, Cezar Schirmer, essa expertise auxiliará na construção de um projeto robusto.

“Transformação urbana não se resume a obras viárias e ressignificação de espaços públicos. Este processo passa, também, por questões como a drenagem urbana, que possui grande impacto socioeconômico e representa um diferencial na questão ambiental. É ótimo saber que contaremos com o apoio de quem possui larga experiência no assunto”, afirmou.

Planejamento – O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) apresentou propostas de intervenções no Arroio Moinho, no Arroio Guabiroba e em um trecho do Arroio Cavalhada (entre a avenida Icaraí e o Arroio Passo Fundo) e também de ampliação da capacidade de quatro casas de bombas.

“Estamos buscando investimentos em macrodrenagem e no sistema de proteção contra cheias da cidade. O objetivo é melhorar a qualidade de vida da população com soluções baseadas na natureza sempre que possível, buscando tornar a cidade mais resiliente a eventos climáticos”, destacou o diretor-geral adjunto do Dmae, Darcy Nunes dos Santos.

Banco – Fundado em 1948, o KfW é um dos principais bancos de desenvolvimento do mundo. Sua atuação se destaca pelo comprometimento em melhorar as condições de vida econômicas, sociais e ambientais nos projetos que desenvolve e apoia. Em 2021, o total de ativos do KfW alcançou a marca de 551 Є bilhões e o volume para fomento no ano foi de 107 Є bilhões. Desse montante, 33% foram destinados à proteção climática e ambiental. Seus serviços de financiamento e promoção estão alinhados com a Agenda 2030 das Nações Unidas e contribuem para o alcance dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

 

Claiton Silva e Isabel Lermen

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes