Banco de Talentos é selecionado em concurso de inovação no setor público

09/06/2020 08:55
Cristine Rochol / PMPA
COMUNICAÇÃO
Criação do BT é iniciativa do prefeito Marchezan para selecionar, por critérios técnicos, os profissionais comissionados

O Banco de Talentos (BT) da prefeitura foi um dos projetos selecionados na primeira etapa do concurso Inovação no Setor Público, promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap). O prêmio valoriza equipes de servidores públicos que promoveram ideias inovadoras em serviços, políticas públicas ou processos.

A criação do Banco de Talentos é uma iniciativa do prefeito Nelson Marchezan Júnior para selecionar, por critérios técnicos, os profissionais dos cargos comissionados. Os candidatos podem-se inscrever pelo site. Os currículos, entrevistas e avaliações técnicas são realizados por uma equipe técnica de recursos humanos. “Esse tipo de seleção técnica, de profissionalização da gestão, que até então era inédito na Prefeitura de Porto Alegre, também foi adotado pelo governo federal. Todos os mais de 760 cargos em comissão passaram pelo Banco de Talentos. Em três anos, já recebemos mais de 15 mil currículos", afirma Simone Furini, coordenadora geral do BT.

Entre os cargos em comissão selecionados estão o secretário extraordinário de Mobilidade Urbana, Rodrigo Tortoriello, o secretário de Parcerias Estratégicas, Thiago Ribeiro, e o secretario de Educação, Adriano Naves de Brito. Os três foram indicados a se inscreverem no Banco de Talentos, tiveram os currículos avaliados e passaram por entrevistas com profissionais de Recursos Humanos e com o próprio prefeito.

O concurso Inovação no Setor Público recebeu neste ano 297 iniciativas inscritas nas esferas estadual, distrital e municipal. Desses, 85 selecionados na primeira etapa. A segunda etapa ocorre em julho e a final está prevista para novembro. Serão premiadas até três iniciativas (1º, 2º e 3º lugares), em cada uma das três categorias, conforme os critérios de seleção.

Luciana Mismas

Denise Righi