Bolsa Atleta irá beneficiar 20 esportistas de diversas categorias
Os selecionados pelo programa Bolsa Atleta de Porto Alegre assinaram o termo de adesão ao programa na tarde desta quinta-feira, 4, no Salão Nobre do Paço Municipal. O ato teve as presenças do prefeito Sebastião Melo e da secretária de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), Débora Garcia.
“Esporte é saúde, disciplina, qualidade de vida, respeito ao próximo e mais humanidade. Vamos seguir em busca de avanços e polÃticas públicas para beneficiar atletas cada vez mais†- Prefeito Sebastião Melo.
Foram 20 atletas contemplados, sendo cinco no âmbito internacional ou mundial, mais cinco para cenário nacional e dez vagas para âmbito estadual. Do total, seis delas são dedicadas a paratletas.
“Esse é um marco na história da Capital, pois pela primeira vez Porto Alegre irá contribuir por meio de uma bolsa para os atletas que levam o nome da nossa cidade pelo Brasil e pelo mundoâ€, afirmou Débora Garcia.
As irmãs Carolina Thozeski de 14 anos e Larissa Thozeski, 18, foram duas contempladas pela bolsa internacional. Ambas atuam na modalidade de taekwondo e já disputaram competições estaduais, nacionais e mundiais: “Essa bolsa nos ajuda com recursos para equipamentos esportivos, viagens, alimentação e custos que temosâ€, afirmou Carolina. Para Larissa, a oportunidade irá ajudar a competir em torneios como o Campeonato Panamericano de Taekwondo, que ocorre no Brasil em maio, e competições internacionais no México e Hong Kong.
Bolsa Atleta - O projeto atende à s modalidades olÃmpicas, paralÃmpicas e não olÃmpicas, com prioridade para aquelas em que Porto Alegre esteja representada oficialmente em âmbito estadual, nacional, internacional e mundial. As modalidades são reconhecidas ou vinculadas ao Comitê OlÃmpico Brasileiro (COB), Comitê OlÃmpico Internacional (COI) e o Comitê ParalÃmpico Brasileiro (CPB).
Cristiano Vieira