Campanha de conscientização é promovida na pista de skate da Orla

07/12/2021 17:27
Cesar Lopes / PMPA
Executivo
Primeira-dama Valéria Leopoldino está à frente da ação que visa proteger os atletas dos acidentes

O Gabinete da Primeira-Dama promoveu, na tarde desta terça-feira, 7, uma atividade de interação, caminhada e bate-papo com skatistas do trecho 3 da Orla do Guaíba. Também houve a distribuição de adesivos da campanha "Skate na veia, capacete na cabeça", com o objetivo de conscientizar os atletas sobre a importância de praticar o esporte com equipamentos de segurança. (fotos)

“Com um coração de mãe, pensamos muito na saúde e bem-estar dos atletas. Que esse pequeno passo de estarmos falando e criando ações práticas dos cuidados possa estimular outros tipos de campanhas entre os próprios skatistas", destacou a primeira-dama do município, Valéria Leopoldino.

No final de outubro, antes mesmo da inauguração do trecho 3 da Orla, com a abertura da pista de skate, a maior da América Latina, o Gabinete da Primeira-Dama deu início a uma campanha de conscientização nas redes sociais para orientar os skatistas a utilizarem o capacete de segurança, ação que faz parte do movimento solidário Poa que Cuida. A preocupação é que, em um mês apenas depois da inauguração da pista, o Hospital de Pronto Socorro tem atendido muitos casos de lesões, provenientes de quedas de skate.

Em apoio e incentivo ao uso do capacete, o skatista e educador físico Rodrigo Moreira, representante da Associação dos Skatistas do Parque Marinha do Brasil e da Orla do Guaíba (Skama), diz que o capacete não previne acidentes, mas absorve parte do impacto gerado por uma queda, minimizando a gravidade de lesões. “Diante das características do nosso esporte, o capacete é um aliado do skatista. Sendo assim, contribuímos para aumentar nossa segurança e manutenção da nossa integridade física", assegura o atleta.

Ivani Schütz

Lucas Barroso