Campanha de conscientização é promovida na pista de skate da Orla
O Gabinete da Primeira-Dama promoveu, na tarde desta terça-feira, 7, uma atividade de interação, caminhada e bate-papo com skatistas do trecho 3 da Orla do GuaÃba. Também houve a distribuição de adesivos da campanha "Skate na veia, capacete na cabeça", com o objetivo de conscientizar os atletas sobre a importância de praticar o esporte com equipamentos de segurança. (fotos)
“Com um coração de mãe, pensamos muito na saúde e bem-estar dos atletas. Que esse pequeno passo de estarmos falando e criando ações práticas dos cuidados possa estimular outros tipos de campanhas entre os próprios skatistas", destacou a primeira-dama do municÃpio, Valéria Leopoldino.
No final de outubro, antes mesmo da inauguração do trecho 3 da Orla, com a abertura da pista de skate, a maior da América Latina, o Gabinete da Primeira-Dama deu inÃcio a uma campanha de conscientização nas redes sociais para orientar os skatistas a utilizarem o capacete de segurança, ação que faz parte do movimento solidário Poa que Cuida. A preocupação é que, em um mês apenas depois da inauguração da pista, o Hospital de Pronto Socorro tem atendido muitos casos de lesões, provenientes de quedas de skate.
Em apoio e incentivo ao uso do capacete, o skatista e educador fÃsico Rodrigo Moreira, representante da Associação dos Skatistas do Parque Marinha do Brasil e da Orla do GuaÃba (Skama), diz que o capacete não previne acidentes, mas absorve parte do impacto gerado por uma queda, minimizando a gravidade de lesões. “Diante das caracterÃsticas do nosso esporte, o capacete é um aliado do skatista. Sendo assim, contribuÃmos para aumentar nossa segurança e manutenção da nossa integridade fÃsica", assegura o atleta.
Lucas Barroso