Capital terá 100% das entradas e saídas de veículos monitoradas

15/08/2019 13:02
Jefferson Bernardes/PMPA
EXECUTIVO
Contrato para a aquisição de kits de cercamento eletrônico da cidade foi firmado nesta quinta-feira

“Porto Alegre terá o sistema mais moderno, completo e integrado de monitoramento de veículos das capitais”, afirmou o prefeito Nelson Marchezan Júnior, na manhã desta quinta-feira, 15, durante a assinatura do contrato com a empresa vencedora da licitação para aquisição de kits do cercamento eletrônico da cidade. A compra, no valor de R$ 7,8 milhões, possibilitará o controle de todas as entradas e saídas da Capital, ampliação de 70% da vigilância  das vias internas e o videomonitoramento com câmeras de alta definição e capacidade de reconhecimento facial.

Atualmente, são 162 pistas com fiscalização interna. A partir no novo contrato, firmado com a empresa Digital Comércio e Prestação de Serviços Ltda., será possível aumentar o número de pistas em mais 114, totalizando 276. “Porto Alegre será um local onde os ladrões terão que mudar de atividade ou trocar de cidade. Estamos criando um ambiente desagradável para os assaltantes”, enfatiza o prefeito.

As 72 câmeras que irão monitorar as entradas e saídas da cidade serão instaladas em 20 locais, já pré-determinados, mas que ainda poderão ter alterações. Outras 75 câmeras serão utilizadas para fazer o videomonitoramento. Elas têm tecnologia para reconhecimento facial, vigilância de ambientes, análise de objetos e comportamentos suspeitos, entre outras funcionalidades.

Marchezan lembra que o sistema começou a ser desenvolvido em 2017, com operação de 25 câmeras da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). Desde então, o projeto vem sendo aprimorado. Em agosto de 2018, todos os pardais, além de cumprirem seu papel na fiscalização de trânsito, foram dotados de equipamento para captar placas e mandar informações sobre veículos em situação de roubo ou furto aos órgãos de segurança. Em janeiro deste ano, foi a vez de implantar a tecnologia também nas lombadas.

Cercamento - Para comprar agora os novos equipamentos, a prefeitura aderiu à ata de registro de preço do governo do Estado. “A adesão ao processo mostra que é possível fazer coisas como esta de forma transparente e rápida”, explica o secretário adjunto de Planejamento e Gestão, Daniel Rigon. As primeiras câmeras serão instaladas em 60 dias, após a execução do projeto. O prazo para que todas estejam em funcionamento é seis meses.

O cercamento eletrônico acompanha em média 850 mil placas por dia e cerca de 25 milhões/mês, com um índice de alerta diário de cinco veículos furtados ou roubados e identificados. “Estamos iniciando uma nova etapa de um projeto ousado, superando os desafios que se têm em todas as grandes cidades. O sistema representa uma inovação no uso da tecnologia como aliada da segurança”, ressalta o diretor técnico da Companhia de Processamento de Dados do Município (Procempa), Alexandre Horn. O secretário municipal de Segurança, Rafael de Oliveira, classifica a assinatura como um momento histórico. “Oferecemos ao Estado a principal matéria-prima no combate ao crime: a informação. Nossa cidade está se autoprotegendo”, diz ele.

Benefícios - A eficácia do cercamento eletrônico pode ser comprovada em números. Desde maio de 2018, quando o sistema começou a ser usado efetivamente, até dezembro do mesmo ano, foram recuperados 275 veículos. Já nos primeiros sete meses de 2019, os veículos que voltaram para os seus donos passam de 300. Dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP/RS) também são positivos. Em abril de 2018, quando a Capital não contava com o serviço, foram registrados 1.048 furtos e roubos de veículos. Um ano depois caíram para 658, redução de 37%.

Outros benefícios são maior agilidade na troca de informações e a intensificação da cooperação entre Município e Estado para execução de ações mais assertivas no combate à criminalidade. O último balanço divulgado pela SSP/RS revela que, entre janeiro e julho de 2018, 5.300 veículos foram levados por ladrões na cidade, enquanto que no mesmo período deste ano o acumulado ficou em 3.096 – uma queda de 41,6%.

Detetive Cidadão - Disponível no aplicativo #EuFaçoPOA, a ferramenta Detetive Cidadão é mais uma aliada no combate ao roubo e furto de veículos. Desde que a campanha para utilização se intensificou, em junho deste ano, 16 veículos foram recuperados com ajuda dos alertas feitos pela população por meio dessa funcionalidade. O número de downloads da ferramenta já passou de 51 mil.

O aplicativo foi desenvolvido pela Procempa e está disponível para plataformas Android e iOS, e pode ser baixado gratuitamente por meio da Google Play e App Store. Com o Detetive Cidadão, é possível fotografar a placa de um veículo suspeito e verificar sua situação. Quando ocorre um alerta de carro roubado ou furtado, o sistema de monitoramento emite, imediatamente, uma notificação à Brigada Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal e Guarda Municipal, informando os dados da placa, que passa a ser acompanhada em tempo real.  O aplicativo não registra o número de quem enviou a foto, garantindo o anonimato de quem faz o alerta.

Também participaram do evento desta quinta-feira o vice-prefeito Gustavo Paim; os secretários municipais Orestes de Andrade Jr. (Comunicação), Ramiro Rosário (Serviços Urbanos), Christian Lemos (Relações Institucionais) e Rodrigo Tortoriello (Mobilidade Urbana); o subcomandante da Guarda Municipal, Cloverson Silveira Gonçalves; a vereadora Cláudia Araújo; o gerente do projeto de cercamento eletrônico, Gabriel Meneghetti; o comandante do 1º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Leandro Luz; o representante do Comando Militar do Sul, coronel Vladimir Gouveia Maia; o delegado Fernando Soares; o diretor executivo da Fotosensores, Glaudezon Paulesky; e os representantes da empresa Digitaltec, Lucas Sabino Arruda e Maurício Loeser.

  

 

Lissandra Mendonça

Rui Felten

Acompanhe a prefeitura nas redes